Inverno deve ter índice de chuva próximo da média

A estação começa na segunda-feira (21)

Por
· 1 min de leitura
O inverno deve ter semelhança com este outono, com períodos curtos de frio mais intenso (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)O inverno deve ter semelhança com este outono, com períodos curtos de frio mais intenso (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
O inverno deve ter semelhança com este outono, com períodos curtos de frio mais intenso (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

O inverno deste ano está se aproximando. A estação começa na segunda-feira (21), mais exatamente à 0h32. A expectativa é de temperaturas dentro do normal para o período. Além disso, as chuvas devem ficar pouco abaixo da média. As previsões são do analista Aldemir Pasinato, do laboratório de agrometeorologia da Embrapa Trigo.

Entre agosto de 2020 e abril, atuou o fenômeno La Niña, considerado moderado, que causou chuvas abaixo da média. “Agora estamos em um período de neutralidade do fenômeno El Niño - Oscilação Sul. Ele deve se manter no inverno e até o início da primavera. As chuvas devem permanecer pouco abaixo da média. Ainda assim, podem ocorrer chuvas mais intensas”, conforme Aldemir. 

O inverno deve ter semelhança com este outono, com períodos curtos de frio mais intenso. Para a região sul do país, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê maior frequência das frentes frias, o que contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre.

Outono 

No geral, as temperaturas se mantiveram dentro da média da estação. O fator negativo foi a escassez de chuva, com apenas 10,8 milímetros em abril. O índice é considerado um dos mais baixos para o mês, comparado com os últimos 40 anos. “No entanto, pela boa distribuição das chuvas durante o mês de março e maio, não afetou o final do ciclo das culturas de verão”, explica Aldemir. 

Agricultura

Para as culturas de inverno, as previsões são positivas. “Em termos dos cereais de inverno, trigo, cevada, de uma forma geral para a implantação da cultura, o solo está com boa umidade”, analisa Aldemir. Em função da temperatura acima da média, pode ocorrer uma aceleração do desenvolvimento da cultura, dependendo da cultivar. “A indicação, para a questão do trigo e cevada, é um escalonamento da semeadura”, ressalta Aldemir.

Previsão 

O outono de 2021 se despede com dias frios, com temperaturas mínimas entre 7º e 9º nos próximos dias. Nesta sexta-feira (18), a mínima prevista é de 8ºC e a máxima de 16ºC. No sábado (19), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva, a máxima cai para 13ºC e a mínima passa para 9ªC. No domingo e na segunda, a previsão é de mínima de 7ºC e máxima de 14ºC.

Gostou? Compartilhe