Secretaria de Cultura convoca artistas para fórum de debate sobre a Lei Aldir Blanc

Encontro virtual será realizado nesta segunda-feira (3)

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/Agência BrasilFoto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a sanção da Lei Federal Aldir Blanc de ajuda ao setor cultural, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), convoca a comunidade artística e cultural para participar do Fórum Cultural Online para debater e apresentar sugestões da aplicação dos recursos previstas pela lei no município. O evento virtual acontece nesta segunda-feira (3) às 19h.

O fórum também terá a participação do coordenador do Setor Cultural da FAMURS, Vinicius Brito.

Segundo o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, “o compromisso de Passo Fundo é estar pronto para atingir o caráter emergencial da Lei Aldir Blanc. O setor produtivo da cultura está sofrendo muito com o impacto negativo da covid-19, por conta da suspensão de suas atividades, e precisa de auxílio. Estamos trabalhando para manter a celeridade dos processos que são necessários para garantir a aplicação dos recursos. A correta aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc é uma construção de todos”, destacou.

Como funciona?

Mediante cadastramento prévio, os participantes também podem se manifestar utilizando o tempo de 3 minutos, de acordo com cada segmento, grupo, organização e trabalhador da cultura, estando ou não vinculado às setoriais do CMPC. Depois de manifestado o interesse, o inscrito receberá o acesso através de um link a ser encaminhado. As inscrições serão realizadas pelo e-mail cultura@pmpf.rs.gov.br até segunda-feira (3), às 12h.

Lei federal

A Lei Aldir Blanc de ajuda emergencial à Cultura ainda não tem regulamentação federal e estadual, o que deve ocorrer nos próximos dias para, então, iniciar a operacionalização no município de Passo Fundo, que tem a previsão de receber R$ 1,3 milhão. Esses recursos serão aplicados conforme a lei em subsídios para espaços e organizações culturais cadastrados, através de editais de premiação a projetos culturais.

“Durante os últimos meses estivemos entendendo, nos apropriando de informações, debatendo essa questão e estamos trabalhando, junto com a Secretaria de Cultura. Tudo para que possamos auxiliar da melhor maneira e dentro das prerrogativas da lei a nossa comunidade cultural neste momento atípico e que pegou todos de surpresa, tanto o Poder Público, o Conselho e a própria comunidade”, enfatizou a direção do Conselho de Cultura, formado por 10 setoriais em Passo Fundo.


Gostou? Compartilhe