Biblioteca Municipal realiza atividades on-line durante a pandemia

Confira as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal Arno Viuniski por meio das redes sociais

Por
· 1 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

A pandemia transformou a rotina das pessoas no mundo todo. Em Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura, não é diferente. Muitas instituições que realizavam atendimento ao público tiveram que reduzir ou restringir as atividades, como é o caso da Biblioteca Municipal Arno Viuniski. Para continuar estimulando a leitura a públicos de diferentes idades, a unidade tem desenvolvido ações on-line.

A coordenadora da biblioteca, Vanessa Hickmann, explica que as programações foram adaptadas para assegurar que o espaço continuasse cumprindo a sua função de formar leitores. “Sabe-se que diversos setores da sociedade buscaram uma adaptação durante esses tempos difíceis. Os eventos passaram a ser transmitidos pelas plataformas digitais e o ensino também tomou novos formatos, sendo eles remoto ou híbrido. Na biblioteca, as atividades presenciais foram suspensas e substituídas por alternativas remotas. Assim, a equipe, neste ano de 2021, está desenvolvendo diversos projetos que reafirmam seu compromisso com a comunidade”, enfatiza.

Conforme Vanessa, a biblioteca pública de Passo Fundo, inaugurada em 1940, sempre realizou um importante trabalho pela cidade. “Além de diversos usuários que utilizam de seu acervo, composto por aproximadamente 20.000 exemplares, a biblioteca também promove práticas leitoras como contações de histórias, bate-papo com os adolescentes, encontro com autores e leitores, lançamentos de livros com sessão de autógrafos, visitas ao espaço Roseli Doleski Pretto, entre outras”, menciona.


Projetos on-line

Dentre os projetos oferecidos, destacam-se:

- RECREativo: lives que ocorrem todas as segundas-feiras, pela manhã, às 10h, e à tarde, às 15h30, transmitidas pelo YouTube da Secretaria Municipal de Educação Passo Fundo;

- Contação de História: encontro com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental das escolas, pelo meet, envolvendo uma prática literária, agendada previamente com a biblioteca pelo telefone (54) 3311-1128;

- Bate-papo com a Galera: encontro com estudantes das séries finais do ensino fundamental das escolas, pelo meet, envolvendo um debate sobre tema atual, agendado previamente com a biblioteca pelo telefone (54) 3311-1128.


Biblioteca nas redes

Além dessas iniciativas transmitidas pelas plataformas digitais, a biblioteca possui uma página no Facebook (Biblioteca Municipal de Passo Fundo) e um perfil no Instagram (@bibliotecaviuniski). Lá, são disponibilizados conteúdos referentes às ações da equipe, leitura e literatura. Enquanto a biblioteca permanece com o atendimento presencial suspenso, a comunidade pode acompanhar essas movimentações culturais, por meio das redes sociais. E, assim que os decretos permitirem sua retomada normal, haverá uma divulgação nos meios de comunicação.


Participação na Semana do Município

O município de Passo Fundo comemora 164 anos no próximo mês de agosto. E, para celebrar a data, a biblioteca está preparando uma intensa programação. Dentre as atrações, uma maratona de histórias, encontro com escritores e edições especiais do projeto RECREativo.


Gostou? Compartilhe