Biblioteca Municipal retoma empréstimo de livros

Atividades como contação de histórias seguem apenas online

Por
· 2 min de leitura
A estudante de medicina Gabriela Rodrigues aproveitou o retorno para visitar a biblioteca (Bruna Scheifler/ON)A estudante de medicina Gabriela Rodrigues aproveitou o retorno para visitar a biblioteca (Bruna Scheifler/ON)
A estudante de medicina Gabriela Rodrigues aproveitou o retorno para visitar a biblioteca (Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Após um ano e cinco meses de portas fechadas pela pandemia, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski voltou a receber visitantes e leitores nesta segunda-feira (09). O local agora está realizando o empréstimo de livros e, já no primeiro dia, leitores buscaram a biblioteca para retomar o hábito de levar livros para casa.

Na segunda-feira (09), a biblioteca realizou uma oficina online de pintura facial (Bruna Scheifler/ON)

A decisão foi tomada após o retorno das escolas municipais. No entanto, a biblioteca seguirá em modelo híbrido. Apenas os empréstimos serão realizados presencialmente. As atividades com alunos, como a contação de histórias, seguirão online pelo canal da Secretaria Municipal de Educação.

O retorno também seguirá protocolos sanitários. Além da medição de temperatura, álcool em gel e máscara, o local receberá no máximo cinco pessoas por vez no seu interior. Os livros devolvidos passarão por uma quarentena para desinfecção antes de retornar para o acervo. 

Leitores ansiosos

O retorno era aguardado pela comunidade. A coordenadora, Vanessa Hickmann, relata que a biblioteca recebia ligações todos os dias de pessoas solicitando o empréstimo. “Agora que está reaberto o pessoal está vindo, de tarde aumentou o movimento”, conta. Ao longo do primeiro dia, pelo menos 18 pessoas estiveram na biblioteca e foram emprestados em torno de 20 livros. 

A estudante de medicina Gabriela Rodrigues já tinha o costume de pegar livros na biblioteca antes da pandemia e aguardava ansiosa pelo retorno. “Eu tô bem feliz, ainda mais que a gente está passando bastante tempo em casa, ter alguma coisa para fazer, como um livro, é sempre bom”, explica. Fã de diferentes gêneros, principalmente ficção, romances, juvenis e clássicos, a jovem acredita que a biblioteca oferece mais possibilidades. “Livro é um recurso caro, se eu for comprar todos que eu quero ler, não vou conseguir. Aqui eu acabo lendo algumas leituras diferentes do que de costume”, explicou a estudante enquanto explorava as prateleiras. 

A biblioteca conta com mais de 5 mil títulos de diferentes gêneros (Bruna Scheifler/ON)

Para todos que procuram uma leitura, a biblioteca conta com mais de 5 mil títulos, incluindo literatura estrangeira, brasileira, biografias, livros espíritas, autoajuda, infantil, juvenil e uma seção de autores passo-fundenses. Os fãs de sagas e séries também podem ler coleções completas, como Harry Potter, Game of Thrones e Outlander. “Temos livros novos, acervo novo e obras contemporâneas, a gente está reabrindo e convidando a conhecer o acervo”, destaca a coordenadora. 

Horários

A biblioteca está localizada na Rua Morom, nº 2019. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h na parte da manhã e das 13h às 17h na parte da tarde. Por enquanto, os empréstimos não estão ocorrendo no sábado. Para realizar o cadastro para empréstimo de livros, é necessário apresentar documento de identidade e CPF, comprovante de endereço com CEP e número de três telefones.


Gostou? Compartilhe