Projeto pedagógico aproxima as crianças do universo das artes plásticas

Por
· 1 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

Tão intensas quanto o vermelho da vestimenta em que retratou a si própria são as cores que caracterizam a obra de Tarsila do Amaral. Mas você conhece as motivações da pintora para optar por tintas tão vibrantes quanto aquelas que lhe permitiram transpor para a tela as peculiares formas do seu imaginado “Abaporu”? Pois as crianças matriculadas na Pré-escola I do Colégio Notre Dame o fazem. Afinal, reunidas na Biblioteca Infantil da instituição de ensino durante a tarde da última quarta-feira (11), elas imergiram no universo criativo da artista, que é considerada a que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno.

Mais que construírem saberes a respeito da sua vida e obra, por meio de encenação, os educandos também foram apresentados ao livro “Tarsilinha e as Cores” – narrativa de autoria de Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral que, estimulando-os a apreciar a vasta produção da pintora, introduz o projeto pedagógico intitulado “Brincando com Artes!”. 

Graças a ele, o contato com o universo pictórico de renomados artistas nacionais e internacionais servirá de incentivo para que as crianças expressem os sentimentos e exercitem a criatividade. A iniciativa pretende, ainda, estimular a valorização das mais diversas manifestações artísticas e a compreensão de quão múltiplas são as visões de mundo.


Gostou? Compartilhe