Live com Pedro Bandeira marca os 40 anos da Jornada Nacional de Literatura

Atividade será realizada na próxima quinta-feira (26)

Por
· 1 min de leitura
O autor escreve para crianças e adolescentes há mais de 40 anos (Foto: Divulgação/Redes Sociais)O autor escreve para crianças e adolescentes há mais de 40 anos (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
O autor escreve para crianças e adolescentes há mais de 40 anos (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Você prefere ouvir essa matéria?

No mês em que se comemoram os 40 anos da Jornada Nacional de Literatura, uma atividade está programada com um dos maiores autores da literatura infantil e juvenil do Brasil: Pedro Bandeira. Nesta quarta-feira (26) ocorre uma live com o escritor intitulada “Travessias e travessuras pela narrativa infantil e juvenil”. A mediação será feita pelos coordenadores das Jornadas Literárias, professores Dra. Fabiane Verardi e Dr. Miguel Rettenmaier. A atividade também é em alusão aos 20 anos da Jornadinha Nacional de Literatura. A live será às 10h, pelo canal do YouTube da UPF Online.

A formação de leitores é a missão das Jornadas Literárias e essa também é a essência de Pedro Bandeira. “Pedro Bandeira representa mais do que um autor que passou pela Jornada e Jornadinha. Sua arte e personalidade afetiva estão associadas à missão de formar leitores. A trajetória de tantos anos de produção literária para jovens leitores provoca a que tenhamos um encontro com um autor que foi lido por adolescentes que, hoje adultos, veem seus alunos, seus filhos lendo Pedro Bandeira. Formar leitores também é unir gerações pela leitura”, enfatiza o professor Rettenmaier, um dos coordenadores das Jornadas Literárias, sobre a escolha de Bandeira para esta atividade especial dos 40 anos da Jornada e 20 anos da Jornadinha.

 As atividades são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural.

Pedro Bandeira

Com mais de quatro décadas escrevendo para crianças e adolescentes, Pedro Bandeira, que já foi o autor homenageado da Jornada, tem mais de 100 livros e vendeu 25 milhões de exemplares até 2020, sendo o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil. Conquistou vários prêmios ao longo da sua trajetória como o troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio Jabuti, o prêmio da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. É autor da série Os Karas, de O Fantástico Mistério de Feiurinha e de A Marca de uma Lágrima.

Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Pedro Bandeira mudou-se para a capital paulista em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, iniciou sua carreira com as primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca, em 1972. A partir de 1983, dedica-se exclusivamente à escrita. 

Jornadinha

Na tarde do dia 26 de agosto, às 14h, ocorre uma outra live: “Jornadinha 20 anos: histórias para contar”, com Cássio Borges do Sesc/RS. Será realizada uma contação de histórias com a Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo. A transmissão será pelo Youtube, também pelo canal da UPF Online.

Gostou? Compartilhe