Lives com escritores resgatarão memórias da Jornada Nacional de Literatura

Programação especial em homenagem aos 40 anos das Jornadas Literárias ocorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro

Por
· 2 min de leitura
A premiada escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada (Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação UPF)A premiada escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada (Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação UPF)
A premiada escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada (Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Em 2021, uma das maiores movimentações literárias da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, completa 40 anos de história. Para homenagear essas quatro décadas de incentivo à formação de leitores, serão realizados encontros com escritores ligados à trajetória das Jornadas Literárias e das Jornadinhas. Eles resgatarão memórias, histórias e curiosidades deste evento literário. A programação será por meio de lives nos dias 26, 27 e 28 de outubro.  

Ao longo desses 40 anos, quase mil escritores e cerca de 270 mil pessoas prestigiaram as Jornadas Literárias de Passo Fundo. Alguns desses autores, que estiveram presentes em diferentes momentos da Jornada Nacional, estão confirmados para o evento comemorativo, em outubro: Alckmar Luiz dos Santos, Cíntia Moscovich, Ferréz, Elisa Lucinda, Flávio Carneiro, Julián Fuks, Luciana Savaget, Luís Augusto Fischer, Maria Esther Maciel, Marina Colasanti, Ricardo Azeredo e Roger Mello.

A premiada escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada, em 1985. Ela estará na live do primeiro dia da programação das homenagens, no dia 26 de outubro. “Já não sei quantas vezes participei da Jornada de Literatura. O que sei é que a prateleira superior da minha estante exibe muitos troféus com que os autores eram presenteados na cerimônia de encerramento. Isso, somando os meus e os do meu marido Affonso Romano de Sant’Anna”, comenta a escritora, fazendo referência ao seu marido, que também é um escritor brasileiro que esteve em muitas edições da Jornada.

Marina lembra da emoção de participar das Jornadas e da energia do público. “Lembro perfeitamente quando a professora Tania Rösing, idealizadora da Jornada, criou a tenda de circo. Que frio naquela tenda! E quanto calor humano na plateia. E que alegria quando a lona se multiplicou, colorida, nas pequenas tendas da Jornadinha. Era sempre um prazer suplementar ver as crianças, com a mochila da mesma cor da tenda, encaminhando-se para a leitura de literatura que dali para a frente, marcaria suas vidas. Por isso só posso exclamar: longa vida à Jornada de Passo Fundo”, declara a escritora.

As lives são gratuitas e serão transmitidas pelo canal do Youtube da UPF Online. Para aqueles que têm interesse na certificação de participação, basta se inscrever no site upf.br/jornada40anos. As atividades são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com patrocínio da Corsan, apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural.

Programação

26 de outubro de 2021

  • 19h (Abertura) - Jornada: memória lida (vídeo)
  • 19h30min às 20h30min - Leitura em qualquer socie(i)dade. Participantes: Flávio Carneiro; Luciana Savaget. Mediação: Patricia Valeiro.


  • 20h30min às 21h30min - Leitores, a sociedade dos sonhadores vivos. Participantes: Roger Mello; Marina Colasanti. Mediação: Claudia Toldo.


 27 de outubro de 2021

  • 19h (Abertura) - Jornada: memória lida - Leitor(a)s desde as primeiras edições (vídeo)
  • 19h30min às 20h30min - Ocupações físicas e digitais: a literatura tem. Participantes: Julián Fuks; Alckmar Luiz dos Santos. Mediação: Marlete Diedrich.
  • 20h30min às 21h30min - Leituras por aqui no Sul. Participantes: Cíntia Moscovich; Luís Augusto Fischer. Mediação: Ivania Aquino.


28 de outubro de 2021

  • 19h (Abertura) - Jornada: memória lida (vídeo)
  • 19h30min às 20h30min - Vozes e pertencimento: a literatura tem? Participantes: Elisa Lucinda; Ferréz. Mediação: Francisco Fianco.


  •  20h30min às 21h30min - Leitores livres, seres comuns. Participantes: Ricardo Azevedo; Maria Esther Maciel. Mediação: Gerson Trombetta.
Gostou? Compartilhe