Tradicional Café de Chaleira movimenta Festejos Farroupilhas

Com início na quinta-feira (8), rondas acontecem até o dia 20 de setembro em todas as entidades tradicionalistas do município

Por
· 1 min de leitura
CTG Eduardo Müller mobiliza cerca de 30 pessoas para a preparação do Café de Chaleira. (Foto: Isabel Gewehr/ON) CTG Eduardo Müller mobiliza cerca de 30 pessoas para a preparação do Café de Chaleira. (Foto: Isabel Gewehr/ON)
CTG Eduardo Müller mobiliza cerca de 30 pessoas para a preparação do Café de Chaleira. (Foto: Isabel Gewehr/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marca registrada das comemorações do Dia do Gaúcho, o Café de Chaleira passou a ser realizado a partir dessa quinta-feira (8), abrindo oficialmente os Festejos Farroupilhas 2022 em Passo Fundo. Até o dia 20 de setembro, CTGs e entidades do município promovem as tradicionais rondas, que na manhã de hoje (9) acontece no CTG Eduardo Müller.

Compostos por comidas típicas gaúchas, o Café de Chaleira é preparado pelas entidades tradicionalistas de Passo Fundo, se estendendo para almoços ou jantares. No CTG Eduardo Muller, o trabalho começou há uma semana, entre listas de compras, idas ao mercado e a pintura da frente do salão do centro para melhor receber o público. Na quarta-feira, no feriado de 7 de setembro, a produção de fato tomou forma pelas mãos de mais de 10 mulheres. “Estamos trabalhando desde ontem e hoje (8) estamos aqui desde cedo. Desde às 8h, fervendo o feijão, fritando os bolinhos de chuva, as cuecas viradas. Trabalhando e esperando o pessoal”, contou o patrão do CTG, Vilson Dornelles da Silva, explicando que, ao todo, o Centro conta com 30 colaboradores, mas que na manhã de hoje cerca de 20 deles estarão recebendo o público.

Desde 2019 sem um Café de Chaleira de maneira presencial, Dornelles relata que estão com a expectativa de servir cerca de 500 cafés da manhã e 80 almoços. “Em 2020 e 2021, por causa da pandemia, fizemos o café para as pessoas levaram para casa, porque a nossa patronagem é de idade mais avançada e queríamos preservar. Mas agora, o pessoal quer sair, ir para os eventos, já que passaram muito tempo parados”, esclareceu. Há mais de 20 anos no CTG Eduardo Müller e no quarto ano como patrão, Vilson conta que sempre esteve envolvido com o tradicionalismo. “Desde que eu me conheço por gente Passo Fundo realiza esses eventos e desde criança eu já vinha assistir aos desfiles e ia nas rondas. Meu finado pai já trazia a gente junto, então tenho no sangue, é de família”, relembrou. 

A participação no Café de Chaleira em todas as entidades têm o custo de R$ 15 enquanto o almoço no CTG Eduardo Müller tem o valor de R$ 40,00. 


Programação Café de Chaleira 


9 de setembro

CTG Eduardo Müller 


10 de setembro

CTG Estância Nova


11 de setembro

CTG Moacyr da Motta Fortes


12 de setembro

CTG Osorio Porto 


13 de setembro

CTG Fagundes Dos Reis


14 de setembro

CTG União Campeira


15 de setembro 

Associação Dos Trovadores Pedro Ribeiro da Luz


16 de setembro

CTG Dom Luiz Felipe de Nadal 


17 de setembro

CTG Amigos da Tradição de Bela Vista

DT Clube Juvenil


18 de setembro

GCT Cavaleiros do Planalto Médio 

Departamento Tradicionalista Simpasso 


19 de setembro 

Grupo Tradicionalista e Cultural Cavaleiros Do Mercosul


20 de setembro

CTG Lalau Miranda

Gostou? Compartilhe