Aliança Empresarial, Instituto Caldeira e Hélice debatem papel dos ecossistemas

Atuantes no Norte, na Serra e na Capital gaúcha, entidades abordarão a importância da cooperação para o desenvolvimento de novos negócios na Mercopar

Por
· 2 min de leitura
Debate será sobre a importância da promoção através dos atores locais para desenvolvimento de novos negócios, startups e fomento da inovação na sociedade (Foto: Rafael Cavalli/Divulgação Imed)Debate será sobre a importância da promoção através dos atores locais para desenvolvimento de novos negócios, startups e fomento da inovação na sociedade (Foto: Rafael Cavalli/Divulgação Imed)
Debate será sobre a importância da promoção através dos atores locais para desenvolvimento de novos negócios, startups e fomento da inovação na sociedade (Foto: Rafael Cavalli/Divulgação Imed)
Você prefere ouvir essa matéria?

O papel dos ecossistemas estará em pauta na Mercopar – Feira de Inovação Industrial, na próxima terça-feira (5). A partir das 18h15, na Arena Like a Boss, um bate-papo vai reunir representantes da Aliança Empresarial Norte/RS, do Instituto Caldeira e do Instituto Hélice, para debater a importância da promoção através dos atores locais para desenvolvimento de novos negócios, startups e fomento da inovação na sociedade, e os desafios das organizações nos ecossistemas de inovação. A entrada é gratuita e limitada. As inscrições estão disponíveis em: https://bit.ly/Credenciamentomercopar

Recentemente, as três entidades anunciaram cooperação inédita, visando o desenvolvimento do Estado. Neste encontro, devem abordar os benefícios gerados às empresas associadas, como diagnóstico de maturidade do negócio para uso de leis de incentivos fiscais e networking entre empresas em processo de transformação cultural e digital, entre outras ações. A importância da atuação do poder público, por meio de iniciativas que apoiem e proporcionem facilidades para micro e pequenas empresas, e a conexão com a academia também estão entre os tópicos que devem fazer parte desse bate-papo.

“O Rio Grande do Sul ocupa, hoje, o 3º lugar entre os estados mais inovadores, que mais criam empreendimentos e negócios com foco em inovação. Porém, na relação de pesquisa e desenvolvimento, ainda ocupamos o 22º lugar, o que nos traz um alerta e uma oportunidade. Quando temos problemas, estamos falando de oportunidades de inovar, de mudar e de construir uma nova cultura no estado do Rio Grande do Sul”, comenta a diretora executiva da Aliança Empresarial Norte/RS e do hub de inovação da IMED, Márcia Capellari.

A 30ª edição da Mercopar acontece entre 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431), em Caxias do Sul/RS, e pretende trazer um ambiente de referência em novas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0. Para isso, o Salão da Inovação e a Jornada 4.0 serão os eventos paralelos responsáveis por levar ações, conteúdos e cases durante os três dias da feira. 


Sobre a Aliança Empresarial Norte/RS

O programa Aliança Empresarial Norte/RS faz parte das ações do Hub de Inovação da IMED, idealizado para empreendedores e líderes de alta performance dos mais diferentes segmentos de mercado, que buscam impactar positivamente a vida das comunidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social, com foco na transformação cultural e digital para inovação no RS. Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa reúne alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora, e demais parceiros.

Gostou? Compartilhe