Estudante recebe prêmio nacional de leitura

Por meio da plataforma, aluna pode ressignificar seus hábitos, adaptando-se ao contato com as narrativas de forma online

Por
· 1 min de leitura
Emanuelle dos Passos Cunert, alcançou o topo do ranking considerado como a maior competição nacional de leitura (Foto: Comunica ND)Emanuelle dos Passos Cunert, alcançou o topo do ranking considerado como a maior competição nacional de leitura (Foto: Comunica ND)
Emanuelle dos Passos Cunert, alcançou o topo do ranking considerado como a maior competição nacional de leitura (Foto: Comunica ND)
Você prefere ouvir essa matéria?

O estímulo à formação leitora integra as práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Notre Dame Passo Fundo desde os anos iniciais da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio. Afinal, o hábito de ler promove a ampliação do repertório linguístico e cultural, bem como o desenvolvimento do senso crítico e da habilidade de compreensão do mundo.

Com o intuito de qualificar tal proposta, a instituição de ensino também se apropria da tecnologia, oportunizando à comunidade escolar o acesso à Árvore de Livros - plataforma digital que, dispondo de mais de 30 mil títulos, objetiva fortalecer a formação leitora em todo o País. Para isso, além do amplo acervo disponibilizado, a ferramenta utiliza-se de estratégias como a Liga de Leitores – campeonato que, mensalmente, premia os seus usuários mais assíduos. 

Em agosto, a estudante da 2ª Série do Colégio Notre Dame, Emanuelle dos Passos Cunert, alcançou o topo do ranking considerado como a maior competição nacional de leitura, na categoria Ensino Médio. Filha de uma educadora de Língua Portuguesa, foi na infância que ela descobriu o gosto pela literatura. Por meio da plataforma, então, pode ressignificar seus hábitos, adaptando-se ao contato com as narrativas de forma online. “O que eu mais li na Árvore foram obras clássicas. Também li alguns contos e poemas, que são os que eu mais gosto”, revela. 

Transitando entre diferentes gêneros, a adolescente dedicou-se a onze títulos ao longo daquele mês. Porém, ainda que o número de páginas lidas seja o critério utilizado para a premiação, o envolvimento com o universo das letras está muito além do que representam os algarismos. “Para mim, a leitura é uma paixão”, evidencia a adolescente, segurando o troféu que simboliza o reconhecimento por sua conquista. 


Como funciona a premiação?

• Todos os estudantes de escolas cadastradas na Árvore participam do torneio. 

• Os pontos são computados a partir do número de páginas lidas e todas as leituras somam pontos. 

•A competição é mensal e, no último dia do mês, os pontos são zerados e a contagem é reiniciada.

• Ao fim de cada ciclo, a Árvore premia os três maiores leitores de cada etapa de ensino.

Gostou? Compartilhe