Perfis dos candidatos Juliano Roso e Valquíria Bispo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

JULIANO ROSO


Juliano Roso é professor de História, graduado pela Universidade de Passo Fundo. Nasceu em Nonoai, em 1973, e escolheu Passo Fundo para construir sua trajetória política e pessoal. Tem dois filhos: João Vicente, de 18 anos; e João Pedro, de 24 anos. Aos 15 anos, iniciou sua militância política atuando nos debates, reuniões do movimento estudantil e participando das eleições para o Grêmio Estudantil do Colégio Fagundes dos Reis. O gosto pela construção coletiva e os debates sobre a educação pública fazem Juliano dedicar-se a ampliar a atuação dos grêmios estudantis no município através do fortalecimento da União Municipal dos Estudantes Secundaristas.

Já na universidade, Juliano passa a compor o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, paralelamente, a vice-presidência da região Sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), protagonizando importantes lutas dos estudantes universitários, entre elas o debate nacional pela democratização do ensino público federal. Na juventude, filia-se a União da Juventude Socialista (UJS) e, em 1992, ao PCdoB – partido ao qual permanece filiado. Pelo PCdoB, disputa e é eleito vereador por três mandatos consecutivos (nos anos de 2000, 2004 e 2008). No Legislativo, Juliano populariza a atuação política ao trazer para a Câmara as reivindicações dos movimentos comunitários. Entre as ações de Juliano no parlamento está a legislação que instituiu o Funcultura, uma política pública para incentivar o desenvolvimento do setor cultural.

Em 2012, Juliano é eleito vice-presidente na coligação com Luciano Azevedo. Em 2014 é eleito deputado estadual, obtendo mais de 12 mil votos apenas na cidade. Na Assembleia Legislativa do RS, destacou-se como membro ativo dos conselhos e frentes parlamentares, se tornando presidente da Comissão de Ética e vice-presidente da ALRS. Atualmente, é presidente estadual do PCdoB.



VALQUÍRIA BISPO



Valquíria Bispo Zorzanella é servidora da Defensoria Pública do Estado e nasceu em Marau, em 27 de maio de 1969, mudando-se com a família para Passo Fundo em 1972. 

A militância política começou ainda na adolescência, participando da Pastoral da Juventude, onde auxiliou na organização da Romaria da Terra e da Romaria do Trabalhador. A candidata também atuou na Associação de Moradores do Bairro Santa Maria e no Grupo de Mulheres do Bairro São Luiz Gonzaga. 

Ainda durante a adolescência, Valquíria participou do movimento estudantil no Grêmio da Escola Fagundes dos Reis, onde conheceu Juliano Roso e juntos formaram uma chapa. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1987, Valquíria é também irmã de Reginete Bispo, hoje suplente do senador Paulo Paim, primeira mulher a se candidatar a um cargo eletivo pelo PT de Passo Fundo. 

Valquíria, que pela primeira vez disputa um cargo eletivo, também é graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo e antes de atuar na Defensoria Pública trabalhou como auxiliar de enfermagem e na Escola Estadual Anna Luísa Ferrão Teixeira, além de professora particular de matemática. Entre 2007 e 2008, também atuou na assessoria administrativa do Hemocentro. Ela é casada e mãe de um filho.


* Textos encaminhados pelas assessorias dos candidatos

Gostou? Compartilhe