Diante da grave crise no campo e do impacto direto nas finanças municipais, a Famurs realizará uma mobilização, nesta segunda-feira (16), na sede da federação, em Porto Alegre, para tratar sobre o endividamento dos produtores rurais e queda na arrecadação dos municípios.
Os prefeitos e prefeitas gaúchos foram convidadas a participar do ato que contará com a participação do governo do Estado, Assembleia Legislativa, bancada gaúcha no Congresso, além de entidades e lideranças ligadas ao agro.
“Reforço o convite a cada um dos prefeitos e prefeitas gaúchos para nos unirmos e encontrarmos soluções e caminhos, porque nós estamos ao lado dos produtores rurais nesta luta pelo alongamento das dívidas agrícolas”, afirmou a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
A agenda tem motivado protestos no estado há semanas, com agricultores se reunindo às margens de rodovias.
Na sexta (06), com tratores e outras máquinas agrícolas, centenas de manifestantes percorreram a rodovia que liga Tio Hugo a Passo Fundo. Entre outras reivindicações, eles pedem a readequação dos prazos de pagamento e vencimento das dívidas dos produtores, provocadas pelas estiagens dos últimos anos.