O Dia de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) reuniu delegações dos municípios de toda a região do Alto Uruguai na tarde de quarta-feira (08). Trabalhadores sociais dos Cras, titulares das Secretarias Municipais de Assistência Social, conselheiros tutelares, de Assistência Social, vereadores e gestores de outras políticas públicas participaram do ato realizado na Praça da Bandeira, no centro de Erechim.
II
Organizada pelos municípios da região, articulados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social e pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), o ato teve como objetivo mobilizar todo o Estado na defesa da aprovação da PEC 383/2017, que vincula no mínimo 1% da receita líquida do orçamento federal para o financiamento dos serviços, programas e projetos do Suas. Os recursos são imprescindíveis para o atendimento de crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de desproteção social.
III
Outro encontro dos gestores públicos de 68 municípios da Amau, Ampla e Amunor, realizado, na quinta-feira (09), no Polo de Cultura da Accie. Foi o quinto das 12 interiorizações programadas pela Famurs. Dentre os objetivos, a integração da entidade com os municípios. Além de prefeitos e vice-prefeitos, a presença de secretários municipais e das associações que integram as prefeituras do Alto Uruguai, Planalto e Nordeste riograndense. Na pauta do encontro o compartilhamento de projetos e práticas que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão pública dos municípios.
IV
Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT). Ao longo do dia, os gestores municipais trataram de pautas de interesse das cidades, e identificaram as demandas das três regiões. Dentre os temas, a cadeia produtiva do leite nos mais de sessenta municípios, estudo apresentado pelo consultor tributário Milton Mattana. Um painel sobre as vedações em ano eleitoral orientam os gestores sobre ações e atos que podem ou não ser realizados em 2024, quando acontecem as eleições. Outros temas, como a nova Lei de Licitações, que entra em vigor em janeiro de 2024, fechamento das contas do atual exercício, também entraram na pauta.
CURTAS
# Informação extra-oficial dá conta de que a empresa de Getúlio Vargas que presta serviço de recolhimento e reciclagem do lixo doméstico desde junho de 2022 poderá ser comprada por um grupo do oeste de SC.
# Dentre as especulações, investimentos de monta do centro de reciclagem, e a utilização de veículos para o recolhimento do lixo movidos a gás metano com produção própria.
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou, na sessão realizada na quarta-feira (08), projeto do Executivo que autoriza doação de imóvel.
# A área se destina à instalação de uma unidade da Transportadora Pavan Ltda, incrementando o setor de logística no município e região.
# As comemorações dos 60 anos do município de Sertão foram abertas na última sexta-feira (03), durante o show/baile realizado no Centro de Eventos do Sindicato Rural.
# Na oportunidade foram homenageados os ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara de Vereadores.
# Também foram distinguidos os dirigentes de entidades e associações empresariais de classe, educandários e autoridades do município e convidados.
# O ponto alto dos festejos vai ocorrer entre os dias oito e dez de dezembro, quando da realização da ExpoAgro Sertão 2023.
# Sete projetos de lei entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Sertão realizada na noite de segunda-feira (06).
# Na sessão presidida por Danilo Cadore (PP), o vereador Egídio Roque Novelli (MDB) apresentou uma moção de reconhecimento em memória de Luiz João Rosseto pelo trabalho realizado em prol da Banda Marcial.
Dito & Feito
A administração municipal de Estação realiza novos investimentos. Nesta semana, o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) e o vice-prefeito Alcione Domingos Conte (PP) entregaram uma escavadeira hidráulica para o parque de máquinas e dois automóveis GM modelo Spin, uma para a Secretaria de Assistência Social e outra para a Secretaria da Saúde. Os investimentos totalizam um milhão de reais, uma parte com recursos próprios e parte de emenda parlamentar.