Lei municipal é criada em Pato Branco a partir de dissertação de aluno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A dissertação desenvolvida pelo engenheiro Cleovir José Milani e defendida em 2010 no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) motivou a criação de uma lei municipal na cidade de Pato Branco, Paraná. O trabalho intitulado “Subsídios para o Diagnóstico das Pontes do Sistema Viário do Município de Pato Branco – Paraná”, teve a orientação do professor Dr. Moacir Kripka, e consistiu no levantamento do número e das principais características das 58 pontes existentes no município, tais como: tipo de estrutura, dimensão, idade, material da superestrutura, condição aparente de estabilidade, localização, entre outros.

Após essa etapa da pesquisa, foram identificadas diversas manifestações patológicas na grande maioria das pontes, tanto naquelas de concreto quanto nas de madeira. Constataram-se manchas causadas pela umidade, fissuras, corrosões, erosões, entupimentos dos drenos, falta de verticalidade dos pilares e recalque de fundações. Com isso, observou-se a pouca ou nenhuma manutenção dessas estruturas.

A divulgação dos resultados da dissertação fez com que fosse aprovada pela Câmara Municipal de Pato Branco, a lei n° 3.792/2012, que dispõe sobre a realização de perícia nas pontes do sistema viário de Pato Branco. A obrigatoriedade da realização, de dois em dois anos, de perícia técnica de acompanhamento das condições de uso e estado de conservação das pontes existentes e integrantes do sistema viário municipal, zona urbana e rural, vai ao encontro da proposta do trabalho de assegurar tanto o correto funcionamento da infraestrutura de transporte como a preservação do patrimônio público e segurança para o usuário.

A íntegra da pesquisa pode ser encontrada no site do PPGEng, www.ppgeng.upf.br. As inscrições para o Mestrado em Engenharia da UPF, com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente, acontecem nos meses de novembro e dezembro, para ingresso em 2013.

Gostou? Compartilhe