Vereadores eleitos se reúnem na Câmara

Encontro definiu distribuição dos gabinetes e alterou novamente o horário da posse do Legislativo, marcada para as 10h do dia 1º de janeiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O encontro entre os vereadores eleitos, convocado pelo presidente da Câmara Luiz Miguel Scheis, teve como principal pauta a distribuição dos gabinetesO tema foi a primeira controvérsia enfrenta pelos novos parlamentares e já deixou insatisfeitos. O vereador eleito Isamar da Silva (PT) não se conformou pelo fato da bancada petista, com três novos componentes, não ter participado da distribuição informal feita nos bastidores. Quem se adiantou conseguiu herdar os gabinetes dos que estão deixando a Casa. A diferença de medida e a localização motivou a disputa. 

A maioria escolheu que os sete parlamentares reeleitos permanecem com as acomodações que ocupam. Já os que ingressam na Casa e não negociaram antecipadamente o espaço com, vão para o sorteio dos novos gabinetes, em fase final de construção. Dos 21 eleitos, apenas Patric Cavalcanti (DEM) e Marcio Patussi (PDT) não estiveram presentes, mas enviaram representantes.

Horário da posse mudou (de novo)
Era para ser às 9h a posse do Legislativo no dia 1º de janeiro, mas na tarde de quinta-feira, 27, o presidente da Casa decidiu transferir para a tarde, às 15h. Contudo, na reunião realizada sexta, 28, a maioria dos vereadores eleitos decidiu manter a cerimônia no período da manhã, porém às 10h. O principal motivo foi evitar atrasos na posse do prefeito que inicia às 17h. Tudo indica que a primeira alteração foi precipitada, pois muitos dos futuros parlamentares discordaram do horário proposto e houve até quem ainda desconhecesse a alteração.

Durante a posse fará uso da palavra apenas o vereador mais velho, Alberi Grando (PDT), e o presidente da Casa, a ser eleito na ocasião. A tendência é de que o nome de Marcio Tassi (PTB) seja consolidado para a presidência.

Comissão Representativa definida
Durante o período de recesso, que vai até o dia 15 de fevereiro, os vereadores se revezam na Comissão Representativa. Em janeiro ficam como titulares: Aristeu Dalla Lana (PTB), Alex Necker (PCdoB), Gleison Consalter (PT), João Pedro Nunes (PMDB) e Sidnei Ávila (PDT). Os suplentes são, respectivamente, Rufa (PMDB), Tchequinho (PCdoB), Rui Lorenzato (PT), Paulo Neckel (PMDB) e Marcio Patussi (PDT).

No mês de fevereiro a Comissão será composta por Marcio Patussi (PDT), Isamar da Silva (PT), Ernani Laimer (PPS) e Wilson Lill (PSB) como titulares. Os suplentes são, respectivamente, Alberi Grando (PDT), Claudia Furlanetto (PT), Pedro Daneli (PPS) e Eduardo Pelicioli (PSB). Os grupos, nos períodos devidos, se reúnem uma vez por semana para discutir assuntos de rotina.

 

Gostou? Compartilhe