OPINIÃO

Muda a executiva do PSL

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A direção estadual do PSL registrou ontem a nova executiva do partido em Passo Fundo, sem a presença de Rodinei Candeia, que até então era o pré-candidato a prefeitura pelo partido. A nomeação da nova executiva se dá em meio a uma disputa interna. O comando estadual fechou acordo com o PSDB para coligar em, pelo menos, 14 cidades gaúchas, entre as quais Passo Fundo. O acordo prevê apoio do PSL à candidatura de Lucas Cidade, contrariando a intenção de Candeia que pretendia disputar o pleito. Como ontem encerrou a gestão dele à frente da executiva municipal, o PSL estadual registrou na Justiça Eleitoral nova nominata que tem à frente Alair Humberto Lago, ex-comandante dos Bombeiros de Carazinho e atual diretor do Case de Passo Fundo. Candeia tentou judicialmente garantir a prorrogação do mandato à frente do partido, mas não conseguiu em primeira instância. Recorreu e até ontem ainda aguardava a decisão. Em outra ação, conseguiu anular uma normativa do partido que pretendia interferir nas convenções municipais.

Fora da disputa

Em se mantendo a nova executiva do partido, Rodinei Candeia estará fora das eleições deste ano como candidato a prefeito. Ele manifestou recentemente que, se isso ocorresse, manifestaria apoio ao pré-candidato Valdair Gomes de Almeida, PL.



Sobre o aeroporto

O processo da obra do aeroporto Lauro Kortz ainda não saiu do Rio Grande do Sul. Informações da Secretaria de Gestão do governo diz o seguinte: "O projeto realizado pelo consórcio Traçado-Engelétrica, responsável pelas obras de qualificação no Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, está em análise no Departamento Aeroportuário, da Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado. O próximo passo é passar pela avaliação da Secretaria de Aviação Civil, em Brasília. Após esses trâmites, será dada a ordem de início para a obra". No dia 11 de agosto a empresa, depois de um ano e alguns meses, entregou o projeto da obra dentro do que determinava o anteprojeto. A lógica divulgada pela Secretaria de Gestão, que está responsável por acompanhar o processo de perto, pode funcionar se não houver nenhum apontamento técnico nos dois departamentos. No aguardo dos próximos capítulos.



Crescimento populacional

Contrariando a maioria dos municípios gaúchos que vem perdendo habitantes, Passo Fundo segue na média de crescimento. O IBGE estima que o município tenha 204.722 habitantes, um crescimento de 0,71% em relação ao ano passado. Segundo o Instituto houve um aumento de 1.447 habitantes de um ano para o outro. Segundo o chefe da agência do IBGE, Jorge Bilhar, há vários anos a população vem crescendo em torno de 1%, o que a consolida cada vez mais como uma cidade Polo da Região Norte, centro consumidor que atrai investimentos e empreendedores.



Convenções

O prazo para convenções partidárias começa na segunda-feira e segue até 16 de setembro. A Justiça eleitoral permite que elas sejam feitas virtualmente, mas também podem ser presenciais, desde que cumpram medidas de segurança como distanciamento. O PSB programou para o dia 6 de setembro, a partir das 10h. O presidente do partido, Adolfo Freitas, disse que será um ato para cumprir a formalidade. Não haverá discursos e os filiados se manifestarão por escrito se concordam ou não com a candidatura a prefeito de Pedro Almeida, e a aliança com outros dez partidos ( MDB, DEM, PRTB, PTB, Solidariedade, Podemos, Republicanos, Cidadania, PSD e DC). O vice será João Pedro, MDB. 



Digital

O PSDB criou um site com as ferramentas necessárias para a realização das convenções online do partido. A plataforma vai permitir que mais de 35 mil tucanos, membros dos diretórios municipais em todo o Brasil, possam escolher, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Pelo PSDB Digital, os diretórios conseguirão cumprir todas as etapas exigidas pelo TSE: convocação dos participantes, publicação de edital, registro de chapas, agendamento, registro de presença, gravação da reunião, votação e publicação do resultado. A convenção de Passo Fundo deve acontecer na primeira semana de setembro, mas, segundo o pré-candidato a prefeito e presidente da executivo municipal, Lucas Cidades, a data não foi definida.



Pico na região

Como já era previsto, a região começa a pressionar o sistema de Saúde de Passo Fundo. Os boletins mostram que houve uma virada no número de atendimentos de pacientes da região em relação aos de Passo Fundo. Até então havia uma proporção de 80% de pacientes locais para 20% de outras cidades. Esse índice caiu para 60% por 40% na metade do mês e chegou a equivaler na semana passada. No dia 24, as UTIs dos dois hospitais referência atenderam mais pacientes de fora do que de Passo Fundo. Há uma estimativa da Coordenadoria Regional da Saúde, que o pico de casos da região acontece no mês de setembro.

Gostou? Compartilhe