Biden toma posse como 46º presidente dos EUA

Kamala Harris assumiu a vice-presidência

Por
· 1 min de leitura
Biden destacou que pretende unir o país novamente (Gage Skidmore/Arquivo)Biden destacou que pretende unir o país novamente (Gage Skidmore/Arquivo)
Biden destacou que pretende unir o país novamente (Gage Skidmore/Arquivo)
Você prefere ouvir essa matéria?

Joe Biden assumiu nesta quarta-feira (20) a presidência dos Estados Unido. Biden agora é o 46º presidente do país. A cerimônia foi realizada com limitações provocadas pela pandemia do novo coronavírus e com segurança reforçada, após o ataque ao Capitólio.

Também tomou posse a vice-presidente Kamala Harris, primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Kamala participou da cerimônia acompanha do marido, atual segundo-cavalheiro (Foto: Gage Skidmore/Arquivo)

No discurso de posse, Biden destacou a democracia e lamentou as vidas perdidas durante a pandemia. Ele também abordou assuntos como justiça racial. Biden ainda afirmou que toda sua alma está dedicada a unir a América.

O agora ex-presidente, Donald Trump, não compareceu à posse e foi substituído pelo vice, Mike Pence. Trump saiu nesta manhã da Casa Branca e fez um pronunciamento durante uma cerimônia de despedida, acompanhado por Melania Trump. Durante o discurso, Trump afirmou que voltará de alguma forma.

Compareceram à cerimônia os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, acompanhados de suas esposas. Biden fez o juramento com uma Bíblia que está com sua família desde o século 19. Lady Gaga cantou o hino presidencial e Jennifer Lopez também fez uma performance, onde falou em espanhol e pediu por justiça. A poetisa Amanda Gorman leu um poema que também destacou a democracia e o cantar Garth Brooks perfomou a música Amazing Grace. 

A professora universitáia Jill Biden se tornou a primeira-dama dos Estados Unidos e Douglas Emhoff, marido de Kamala Harris, é o segundo-cavalheiro do país.

Logo após o fim da cerimônia, Biden fez uma publicação em rede social afirmando que não há tempo a perder. "Estou a caminho o Salão Oval para começar a trabalhar entregando ações ousadas e alívio imediato para famílias americanas", disse o presidente na conta oficial. Biden deve tomar ações como o retorno dos EUA para o Acordo de Paris e reverter diversas medidas de Trump.


Gostou? Compartilhe