Benefícios da semente de chia

Medicina & Saúde - Estudos revelam que, até o momento, a Chia é a fonte vegetal de maior concentração de ômega 3 já encontrada.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Há tempos a semente de Chia era utilizada por astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária para sobreviver sob condições extremas, como calor intenso e escassez de água e de alimentos. “Extremamente nutritiva, a Chia é rica em ômega 3, ácido caféico e ácido clorogênico, proteína e fibras, vitaminas do complexo B - com maior destaque para a niacina e a tiamina, e minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre”, afirma a nutricionista Thais Souza.

Estudos revelam que, até o momento, a Chia é a fonte vegetal de maior concentração de ômega 3 já encontrada. Esse nutriente ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial, ajudando a combater doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. A Chia também auxilia no emagrecimento, pois suas fibras, em contato com líquidos, se gelatinizam, ocupando no estômago o espaço que seria ocupado pelo alimento, ajudando a reduzir o apetite. Essas mesmas fibras aumentam o volume do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino. “Esse ‘gel’ age no controle e prevenção de doenças como diabetes e hipercolesterolemia, pois retém parte da glicose e da gordura ingeridas, que são eliminados nas fezes”, completa Thaís.

Gostou? Compartilhe