Temperatura afeta a sensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária é um problema que atinge grande parte da população

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Sentir desconforto nos dentes, após consumir alimentos quentes ou gelados, não é um bom sinal, pois esse pode ser um alerta de que os dentes estão sensíveis. A hipersensibilidade dentária é um problema que tem afetado grande parte da população e, na grande maioria das vezes, chega a criar restrições alimentares no cotidiano. Estudos comprovam que a sensibilidade dentária está relacionada ao desgaste do esmalte dos dentes. Isso acontece devido ao fato de ocorrer a redução da superfície do dente, ou seja, a dentina fica exposta e desprotegida, tornando os dentes mais sensíveis. Segundo levantamento, 35% da população mundial sofre com o problema. Isso ocorre devido à má escovação dos dentes. Além disso, escovas com cerdas muito duras e pastas de dente com grande porcentagem de abrasivo, quando utilizadas seguidas de fortes movimentos no momento da escovação, podem facilitar o surgimento deste mal.

 

Sensibilidade no verão
A sensibilidade dos dentes pode aumentar durante o verão. Isso acontece devido ao aumento do consumo de alimentos gelados, como sorvetes, refrigerantes, entre outros. É importante lembrar que o verão é a estação mais quente do ano, por conta disso, até mesmo a alimentação passa por algumas mudanças graças às variações climáticas que tendem a ocorrer. No entanto, para algumas pessoas que sofrem com a sensibilidade nos dentes, esse momento pode não ser muito confortável, uma vez que, em alguns indivíduos, o problema aumenta quando chega esse período mais quente. Isso ocorre porque os alimentos refrigerados ajudam a estimular a sensibilidade.

 

Tratamento
As causas de sensibilidade estão relacionadas a fatores como doenças gengivais, possíveis cáries e retração, entre outros. O tratamento será administrado através de um dentista e de acordo o sintoma apresentado. É muito importante que o paciente que sofre de sensibilidade dentária saiba com precisão quais produtos pode usar. Além disso, é necessário ter todo um cuidado especial no momento da escovação, pois o processo deve ser realizado da forma correta, sem forçar demasiadamente. O ideal é utilizar uma escova com cerdas macias e fazer a escovação de modo que alcance todos os dentes, em movimentos circulares e suaves. Lembre-se que não é aconselhável tirar suas próprias conclusões diagnósticas, pois essa tarefa cabe somente aos dentistas, que são profissionais capacitados para tal. (Fonte – Dino/ i9 Equipamentos)

Gostou? Compartilhe