Mobilização para o bem

Mobilização de estudantes da UPF e da equipe das Farmácias São João

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Na segunda-feira, 16 de setembro, alunos do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo se mobilizaram para ir até o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, para doarem sangue. A iniciativa surgiu com a turma do sexto nível do curso, da disciplina de Saúde Mental, com intuito de reunir o máximo de doadores possíveis para ajudar um paciente que necessitou de transfusão de sangue. No mesmo dia, uma equipe da Farmácias São João também esteve na Hemoterapia e doaram sangue pela manhã. A São João, faz parte dos Parceiros Amigos da Hemoterapia e sempre se mobilizam na causa da doação de sangue.

 

Campanha
A estudante de enfermagem, Sara Julhia Robattini, de 21 anos, revela que pensava em uma forma de ajudar, além de apenas ela doar sangue. "Aí me veio a ideia de falar com a minha turma para nós fazermos uma campanha", afirma. Para ela, isso é algo muito gratificante, pois no dia a dia, muitas pessoas necessitam de sangue e "a gente só se comover às vezes não é o suficiente, tem formas de agir, de mudar, tem que fazer, você não pode só se tocar, se pode fazer algo a mais", pontua Sara.

 

Conscientização
Pedro Henrique Brair, presidente da São João, relata que "ter a oportunidade de ajudar o próximo, faz parte da nossa missão, principalmente com algo insubstituível, como uma doação de sangue, que faz a diferença na vida de quem precisa. Realizamos um trabalho de conscientização da necessidade da doação de sangue nos meses anteriores e estamos muito orgulhosos de nossos colaboradores por fazerem parte dessa corrente do bem". Essas mobilizações para doação de sangue são uma forma de conscientizar as pessoas e torná-las doadores fidelizados. "Da minha turma, por exemplo, é a primeira vez que a maioria das pessoas vai doar sangue, só que se hoje eles doam, amanhã é o pai, a mãe, o amigo, então, essa forma de vim doar é a melhor propaganda", avalia Sara.

 

Horário
Muitos grupos se mobilizam para realizar doações e é importante ressaltar que devem se organizar e marcar um horário com o serviço, a fim de evitar transtornos e, assim, todo mundo pode fazer a sua doação e ajudar a salvar muitas vidas. O Serviço de Hemoterapia do São Vicente está localizado na Rua Quinze de Novembro, 485, no 5º andar e funciona das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para dúvidas ou agendamentos, o telefone de contato é (54) 3316-4087.

Gostou? Compartilhe