HSVP recebe visita do Procurador Geral de Justiça e autoridades municipais

Por
· 4 min de leitura
Autoridades visitaram as instalações do Centro Oncológico Infantojuvenil, bem como, o local que será reformado para a nova ala de internação oncopediátrica (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)Autoridades visitaram as instalações do Centro Oncológico Infantojuvenil, bem como, o local que será reformado para a nova ala de internação oncopediátrica (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Autoridades visitaram as instalações do Centro Oncológico Infantojuvenil, bem como, o local que será reformado para a nova ala de internação oncopediátrica (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Você prefere ouvir essa matéria?

Visitaram o Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo na tarde desta quinta-feira, 28 de janeiro, o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Fabiano Dallazen, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o superintendente executivo do Instituto do Câncer (ICI), Algemir Brunetto, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli e parceiro do trabalho do Centro Oncológico e a promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze, que na oportunidade conheceram as instalações da unidade e o projeto de construção da ala de internação para as crianças e adolescentes em tratamento oncológico atendidos no Hospital.

O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, o superintendente executivo Ilário De David, o diretor técnico médico Adroaldo Mallmann, o diretor jurídico Marco Mattos e o médico oncologista Pablo Santiago receberam as autoridades e apresentaram dados do Centro, que atende atualmente 83 crianças e adolescentes, sendo referência para 226 municípios gaúchos. Ainda, foi apresentada a campanha de captação de recursos para a construção da ala de internação oncopediátrica, realizada em parceria com o ICI, chamada “Leão da Coragem e o Planeta Cura”, que já está recebendo o apoio da comunidade e que também vai contar com o apoio das entidades e poderes públicos. Além disso, a sala de atendimento para parceiros, doadores e voluntários “Espaço Planeta Cura”, foi inaugurada e passará a receber a comunidade que desejar conhecer o trabalho do Centro Oncológico e ajudar no combate ao câncer infantil.

Na oportunidade, a Secretária de Saúde, em nome da prefeitura, reforçou o compromisso de seguir trabalhando com as unidades básicas a questão do diagnóstico precoce do Câncer Infantil, bem como, apoiar a campanha e o trabalho do Hospital.

O superintendente do ICI, Brunetto enalteceu a importância da união de esforços para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes e efetivar a realização de projetos como a ala de internação oncopediátrica. “O apoio do Ministério Público vem somar não só na doação de recursos para a realização da obra, mas também contribuir nos ajustes de políticas públicas e ações para que as crianças e adolescentes com câncer e suas famílias tenham um melhor atendimento. A sociedade tem mostrado sua força e capacidade de ajudar na construção de dias melhores para esses pacientes oncológicos, e tenho certeza, que vamos seguir e assim, melhorar os índices de cura, oferecendo tratamento e cuidados adequados a essas crianças e adolescentes”, enalteceu o médico, agradecendo ainda a presença das autoridades locais.

Sobre a visita a Passo Fundo e ao Hospital São Vicente, Dallazen destacou que é uma satisfação retornar à cidade onde foi promotor e salientou a importância do município como centro de saúde para o Estado e Região Sul do país. “É fundamental que nós possamos desenvolver cada vez mais as especialidades, para que Passo Fundo continue a ser uma referência no tratamento daquelas causas mais importantes para a saúde da população. E nesse contexto, realmente impressiona o número de ocorrências de câncer em crianças e a necessidade de um atendimento multidisciplinar. Primeiro lugar, a referência no atendimento médico e medicamentoso, mas também o envolvimento da assistência social para que se dê um suporte às famílias que precisam ficar aqui durante as vezes que as crianças precisam de tratamento”, afirmou Dallazen, completando que “os municípios precisam ajudar nesse encaminhamento, não só da criança mas também das famílias, e por outro lado a sociedade, o setor público e privado precisa dar as mãos para ajudar o Hospital a ter as condições materiais e recursos humanos suficientes para dar o atendimento que essa doença, tão dura e tão difícil necessita”. Em relação ao apoio do Ministério Público ao projeto do Hospital, o Promotor enalteceu que ele é multidisciplinar e que “o Ministério Público é parceiro no sentido não só de incentivar, mas também de conseguir verbas, principalmente oriundas de ajustamento de conduta e ações civis para que se possa fazer a construção dessa ala de internação”.

Finalizando o encontro, o superintendente do HSVP, Ilário De David agradeceu a presença de todos, enaltecendo que o encontro foi muito proveitoso pois, todos entenderam a importância do trabalho do Hospital na oncologia infantojuvenil, que atende uma grande região e com as parcerias e as melhorias, é a população que sai ganhando.

 

Espaço Planeta Cura

O “Espaço Planeta Cura” foi criado para ser uma extensão aos contatos que já vem sendo realizados pelo ICI para arrecadação de recursos da criação da Unidade de Internação Especializada exclusiva para o tratamento do Câncer Infantojuvenil e será um local para que a comunidade possa conhecer o trabalho do Centro Oncológico, além de fazer suas doações.

O espaço está localizado na Rua Quinze de Novembro, 415, térreo, tem fácil acesso, e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento prévio (apenas para grupos de empresas que queiram visitar a Instituição ou fazer doações maiores). No Espaço Planeta Cura, será possível receber materiais institucionais e da campanha, conhecer o trabalho desenvolvido no Centro Oncológico, além de ficar por dentro das novidades da ala oncológica do Hospital.


Sobre a campanha

Para continuar oferecendo à população da região norte, noroeste e região missioneira do Rio Grande do Sul o atendimento de referência do tratamento do câncer infantojuvenil, o Hospital São Vicente de Paulo em parceria com o Instituto do Câncer Infantil promovem a campanha de arrecadação de recursos para a criação de uma Unidade de Internação Especializada exclusiva para o tratamento oncopediátrico. O Hospital destinou uma área de 463,8 m², que será reformada e possibilitará a implantação de 15 leitos de internação, entre isolamento e enfermaria, que beneficiarão os pacientes infantojuvenis em tratamento oncológico. A meta é arrecadar R$ 1 milhão de reais. Além de mais conforto e ludicidade, o espaço terá equipamentos e infraestrutura adequada e profissionais especializados e na área atuando no atendimento.

Como contribuir

A sua doação faz a diferença nesse projeto! A Central de Doações do ICI está entrando em contato com a comunidade e empresas da região de Passo Fundo, para realizar a captação de doações. No entanto, quem quiser fazer uma doação, pode entrar em contato pelo fone (51) 99230-9593.


Gostou? Compartilhe