Vacinação começa amanhã para idosos de 80 a 84 anos

Com queda no movimento, 389 pessoas foram imunizadas hoje (16) no CTG Lalau Miranda

Por
· 2 min de leitura
Zelinda Galeazzi Poma, de 85 anos, recebeu a vacina com fantasia de Carnaval (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)Zelinda Galeazzi Poma, de 85 anos, recebeu a vacina com fantasia de Carnaval (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)
Zelinda Galeazzi Poma, de 85 anos, recebeu a vacina com fantasia de Carnaval (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

O segundo dia da vacinação de idosos com idades entre 85 a 90 anos, e de profissionais da saúde, em atividade, de 65 a 69 anos foi considerado tranquilo pela Secretaria Municipal de Saúde. A mudança da Central de Vacinas, para o CTG Lalau Miranda agilizou o trabalho das equipes e evitou aglomerações. 

 “Teve bastante movimento, mas foi tranquilo e gradual. Não teve nenhuma intercorrência”, disse a secretária de saúde, Cristine Pilati. Ao longo do dia, 389 pessoas se vacinaram, número abaixo das 592 vacinas aplicadas na segunda-feira (15). “Acreditamos que foram vacinadas praticamente todas as pessoas acima de 85 anos, devem faltar poucas, algumas internadas ou com Covid-19. Para essa faixa etária não faltaram doses, quem veio procurar teve a sua dose aplicada”, garante Cristine.

A vacinação também ocorre em modo drive thru (Foto: Gerson Lopes/ON)

Cronograma

A vacinação avança amanhã (17) e quinta-feira (18) com uma nova faixa etária. Poderão se vacinar idosos de 80 a 84 anos e profissionais de saúde que estão na ativa com idades entre 60 e 64 anos. O CTG Lalau Miranda será mantido como um dos locais de vacinação e os outros sete postos voltarão a aplicar as vacinas: Cais Vila Luíza, Cais Hípica e Cais São Cristóvão, ESF Nenê Graeff e ESF São José, Ambulatório de Especialidades e Central de Vacinas.

Os Cais e a Central funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As ESF e o Ambulatório de Especialidades operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. A unidade estruturada no CTG estará aberta das 8h às 16h30.

A orientação é que os idosos busquem o CTG e os profissionais de saúde a Central de Vacinas. Além das pessoas nas faixas etárias que começam a se vacinar hoje, quem não pôde ir no dia específico da sua faixa etária ainda pode se vacinar. É esperado que entre 500 e 600 pessoas se vacinem nesta quarta-feira. “Vai ser muito semelhante ao primeiro dia dos que têm 85 anos, mas vai ser mais distribuído”, avalia a secretária.

“É um momento importante da cidade, nossas equipes estão mobilizadas trabalhando muito para que a gente possa seguir com nosso Plano Municipal de Vacinação com toda a sua plenitude”, disse o prefeito Pedro Almeida, que acompanhou a vacinação hoje. 

A estimativa é que a vacinação na cidade seja mantida até o final da semana. A secretária acredita que o município ainda tenha mais de mil doses. Nesta manhã será feito um levantamento para definir o número exato. A cidade recebeu 17.593 doses e aplicou 53% desse total até segunda, conforme a Secretaria Estadual da Saúde. No entanto, do total, apenas 12.402 doses são destinadas à primeira aplicação da vacina.

Vacinados

A idosa sempre gostou de usar fantasias (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)

Com 85 anos, Zelinda Galeazzi Poma, foi até o CTG fantasiada no clima de Carnaval para receber a vacina. A idosa estava ansiosa pela vacina e sempre gostou de usar fantasias. "Nós tivemos a ideia de colocar, já que hoje é carnaval e para alegrar ela", contou a sobrinha Nelita Maria Zanatta.

Até esta terça-feira (16), foram vacinadas 9.753 pessoas em Passo Fundo. Entre elas, 7.458 profissionais da saúde, 611 pessoas em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), 92 indígenas aldeados, 223 pessoas acamadas com mais de 60 anos e 1.369 idosos com mais de 85 anos.

Gostou? Compartilhe