Estado pretende vacinar toda a população com mais de 70 anos e de quilombolas nos próximos dias

As doses serão distribuídas na segunda-feira (22) para as Coordenadorias

Por
· 1 min de leitura
Passo Fundo já começou a vacinar a população com mais de 72 anos (Foto: Divulgação/PMPF)Passo Fundo já começou a vacinar a população com mais de 72 anos (Foto: Divulgação/PMPF)
Passo Fundo já começou a vacinar a população com mais de 72 anos (Foto: Divulgação/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Na tarde desta segunda-feira (22), começam a ser distribuídas, às coordenadorias regionais de saúde (CRS), as 322.050 doses de vacinas contra o coronavírus enviadas sábado (20) pelo Ministério da Saúde. As doses deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola e em 34% das pessoas de 69 anos no Rio Grande do Sul.

As determinações foram emitidas pela Secretaria da Saúde (SES) em reunião virtual com gestores municipais, representados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizada neste domingo (21.

“Até as 12h da próxima terça-feira (dia 23) todas as coordenarias regionais já estarão com as vacinas e eu peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O mais recente lote de vacinas recebido pelo Estado tem 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

Em outro ponto de pauta, sobre a escassez de medicamentos para intubação de pacientes graves de Covid-19 em UTI, foi decidido que será enviado um documento conjunto dos gestores municipais e estadual de saúde pedindo medidas urgentes do Ministério da Saúde. “Precisamos de uma atitude mais rápida, mais ágil do ministério para atendermos hospitais e pronto atendimentos”, afirmou a secretária.

Gostou? Compartilhe