Contêineres sofrem vandalismo mais uma vez

Parece que virou moda. Depois de cinco contêineres incendiados, outros dez foram virados na madrugada de quinta-feira na rua Moron. O lixo ficou espalhado pelas calçadas atrapalhando a passagem de pedestres

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Natália Fávero/ON

Cinco conjuntos de contêineres instalados na rua Moron, no centro da cidade, foram virados na madrugada de quinta-feira. Testemunhas afirmam que a ação teria sido provocada por adolescentes. O lixo dos cinco contêineres da cor azul para coleta de materiais recicláveis e dos outros cinco da cor laranja para resíduos orgânicos ficou espalhado pelas calçadas. Os equipamentos não ficaram danificados, mesmo assim a ação de vandalismo foi registrada na Polícia Civil. As imagens da câmera de monitoramento da Brigada Militar e de prédios daquela região poderão ajudar a identificar os vândalos.

Os coletores atingidos pela ação de vândalos estavam instalados na Moron, entre a Fagundes dos Reis e Coronel Chicuta. Outros cinco contêineres sofreram vandalismo e foram incendiados nos últimos quinze dias todos durante a madrugada ou início da manhã. Só na última segunda-feira (28/12), vândalos colocaram fogo em três deles. Até agora apenas um adolescente menor de idade foi identificado por ter cometido esse tipo de crime e os pais deverão se responsabilizados.
O gerente da empresa Contemar em Passo Fundo, Claudinei Costela disse que esses atos de vandalismo são cometidos por uma minoria e eles não podem ficar sem punição. Costela informou que uma testemunha contou que a ação teria sido praticada por jovens, por volta das 5h. “Essa é um ação isolada cometida por um grupo de desocupados. Temos certeza que a maioria da população está aprovando os contêineres”, desabafou Costela.

Costela afirmou que já foram instalados 250 equipamentos na cidade e alguns pontos estão recebendo reforço. “Estamos no início do sistema e ainda estamos fazendo adaptações, mas aos poucos o sistema será ajustado”, falou o gerente.
Foram registrados boletins de ocorrência na polícia e as cópias encaminhadas a Secretaria do Meio Ambiente que deverá aplicar uma multa por crime ambiental. O caso do menor detido há uma semana deverá ser encaminhado ao Ministério Público e um processo civil e criminal deve ser instaurado.

Ações de vandalismo registradas em dezembro:
19/12: Contêiner da Avenida Brasil é incendiado
23/12: 6h30 - Um adolescente, de 17 anos incendiou um contêiner que estava instalado na Avenida Brasil, próximo a Sete de Setembro, no centro da cidade. O jovem foi pego em flagrante pela Brigada Militar.
28/12: Três contêineres incendiados: 00h18min, na Avenida Sete de Setembro; 00h34min, na Avenida Brasil e 00h45min, na rua Bento Gonçalves.
30/12: 2h - Cerca de dez contêineres foram virados por vândalos na rua Moron.

Brigada Militar reforça ações

Segundo o comandante da Brigada Militar, Major Adair Zanotelli, a Brigada Militar está implementando a noite, um trabalho de inteligência para localizar essas pessoas. Segundo ele, todas as câmeras de vigilância estão funcionando e poderão contribuir nas investigações.

Denúncias
O delegado de Polícia Civil, Diego Dezorzi, disse que a população pode contribuir com os trabalhos de investigação da polícia ligando para os números 197 ou 181.
Gostou? Compartilhe