OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Dia da Mulher
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será realizado, pelo SinteeNorte/RS em parceria com a UPF, um debate alusivo à data. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Campus I, a partir das 15h. A iniciativa visa propor uma discussão referente a importância da existência dessa data e da conscientização sobre seu verdadeiro significado. Estarão presentes a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, a assessora jurídica do Sintee Norte/RS, Gisela Beltrame da Silva, a delegada Daniela de Oliveira Mineto e a vereadora Cláudia Furlanetto.

Imposto de renda I
A partir de 4 de março o projeto de extensão Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativa e Contábeis (Feac) da Universidade de Passo Fundo, criado em parceria com a Receita Federal, vai realizar as declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) da comunidade acadêmica e geral. O trabalho, gratuito, será feito por alunos do curso de Ciências Contábeis, que esclarecerão dúvidas, e pelos professores que atuam no projeto. O atendimento no Campus I será realizado todas as sextas-feiras à tarde, até o dia 29 de abril, das 14h às 19h, na sala de extensão da Feac. Já no Campus III, o serviço será prestado junto ao Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

Imposto de renda II
É obrigado declarar o imposto o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.123,91 ou com valor menor, mas com imposto retido na fonte. Para a realização da declaração de pessoa física, o contribuinte deverá portar: a declaração de imposto de renda do ano anterior, o comprovante de rendimento emitido pela empresa, ou para autônomos (comprovante de recebimento de aluguéis, recibos emitidos a pessoa física). É importante também trazer extratos bancários para fins de imposto de renda, comprovantes de despesas médicas e instrução (pessoal e dos dependentes), além dos demais documentos pessoais, tais como: CPF, título de eleitor e comprovante de endereço, dos dependentes acima de 14 anos é necessário CPF.

Treinamento
Neste mês, a equipe de pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo recebeu um treinamento sobre cuidados com a pele do recém-nascido e da criança. Apresentado pelo enfermeiro Michael Amarante, coordenador do Grupo de Pele da instituição, o treinamento teve a finalidade de ampliar os conhecimentos e melhorar a prática assistencial. “Quando tratamos de um bebê prematuro temos que observar que a sua formação ainda apresenta-se muito imatura para múltiplas funções como por exemplo, a proteção pela imaturidade do estrato córneo e o controle térmico (temperatura) pela ausência de tecido de gordura, podendo se distinguir que este tecido aumenta em até 150% no primeiro mês de vida”, comentou e acrescentou, ainda, que é sempre importante considerar a fragilidade da pele e o risco de lesões, os cuidados com o uso de fitas adesivas e a remoção das mesmas.

Matrículas UPF

Está disponível no site vestibular.upf.br o resultado do processo seletivo complementar de verão 2016, 2ª edição da Universidade de Passo Fundo (UPF). A matrícula deverá ser feita pelo candidato classificado ou pelo seu representante legal, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, das 13h30min às 21h, e será recebida no Campus I, na Central de Atendimento ao Aluno, para alunos do campus Passo Fundo, e na secretaria do campus de vínculo do curso, para os alunos dos campi. Para a matrícula, é necessário apresentar histórico escolar do ensino médio (original), contendo certificado de conclusão, carga horária, notas ou conceitos; cópia da certidão de nascimento ou de casamento; cópia da carteira de identidade e do CPF.

Ensino privado
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) vai realizar, em Passo Fundo, uma Assembleia Geral para definição da pauta de reivindicações da negociação coletiva 2016. Para os professores da educação básica a assembleia será no dia 03 de março, quinta-feira, ás 18h, no Salão de Festas Ed. Da Vinci. Na educação superior o encontro será no dia 5 de março, sábado, às 14h, no Auditório do Hotel Da Vinci. Além de Passo Fundo, outras 25 cidades receberão assembleias a partir da segunda-feira, 29. A assembleia regionalizada é o ponto de partida da Campanha Salarial e do processo de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), da Educação Básica e da Educação Superior, com o Sinepe/RS. As negociações entre Sinpro/RS e o sindicato patronal (Sinepe/RS) começam na primeira quinzena de março. Ao todo serão 45 encontros divididos por níveis, Educação Básica e Educação Superior, uma vez que as negociações são realizadas em câmaras distintas. 

Gostou? Compartilhe