Clima seco predomina no início do mês

Massa de ar seco e quente mantém temperaturas acima da média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A baixa umidade relativa do ar vem mantendo as temperaturas em torno de 20,4°C, dois graus e dois décimos acima da média para o mês de abril, que é de 17,6%, conforme o observador meterológico Ivegndonei Sampaio. A previsão para esta quinta-feira é de mínima de 17°C e máxima de 31°C, ainda com baixa umidade relativa do ar, em torno de 30% ou menos, e aumento de nuvens.

 

Na sexta-feira (13), a nebulosidade se intensifica e há possibilidade de chuva à tarde e à noite, com mínima de 18°C e máxima de 24°C. De acordo com Sampaio, as temperaturas só devem baixar a partir do final desta semana, quando uma área de instabilidade deve chegar à região norte e provocar pancadas de chuva no sábado e no domingo, refrescando o clima, com mínimas entre 12°C e 14°C e máximas de 22°C a 24°C.

 

Chuvas
Conforme informações do observador, o início do mês de abril foi seco. As chuvas alcançaram apenas 16mm nos primeiros 10 dias, representando 16% da média de 100mm previstas para abril. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as chuvas estão abaixo da média. Nos primeiros 10 dias de abril de 2017, as chuvas somaram 106mm. No entanto, ainda é cedo para afirmar que o mês inteiro será seco, uma vez que não há previsão de estiagem, de acordo com Sampaio. “O tempo vem tendo um comportamento bom pra agricultura, com uma média da umidade relativa do ar em 40% , uma umidade boa, principalmente pra colheita da soja”, afirmou.

Gostou? Compartilhe