Romaria de Nossa Senhora Aparecida não será realizada este ano

Arquidiocese emitiu comunicado oficial

Por
· 2 min de leitura
Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)
Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Arquidiocese de Passo Fundo informou que, em 2020, não acontecerá a Romaria de Nossa Senhora Aparecida e outras atividades que envolviam a festividade. Buscando garantir a celebração da padroeira da Arquidiocese e do Brasil, uma programação diferenciada – transmitida pelas redes sociais - já está sendo preparada para envolver os fiéis. 

 

Confira o comunicado oficial

Aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, saudações em Jesus Cristo! 

O tempo de pandemia quebrou nossas agendas, programações e mudou nosso modo de viver. Temos aprendido novas formas de cuidado com a nossa vida e a dos nossos irmãs e irmãos. Desde os primeiros sinais da pandemia, a Igreja tomou medidas com a finalidade de defender a vida, como a restrição de participação nas celebrações, o distanciamento, segundo as orientações dos órgãos públicos e a ajuda às pessoas necessitadas. Fazer isso é uma questão de fidelidade a Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida e vida em abundância. 

Sabemos que a Romaria de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores eventos, senão o maior, de nossa região em aglomeração de pessoas. Nesse sentido, depois de analisarmos a questão em diferentes esferas, e sabendo da impossibilidade de uma aglomeração desta natureza no tempo que vivemos, temos as seguintes orientações: 

Em 2020 não acontecerá a ROMARIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, que acontece tradicionalmente no segundo Domingo de Outubro e tampouco a Romaria da Criança e demais festividades no dia 12 de outubro. Em vez de romaria, vamos celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, com a seguinte programação: 

1. Uma novena online, em forma de vídeo, a ser realizada em nossas famílias, dentro do espírito da Igreja-casa. A novena acontecerá entre os dias 2 a 10 de outubro e poderá ser acessada nas redes sociais da Arquidiocese de Passo Fundo. A novena estará disponível sempre a partir das 8h da manhã. Cada família pode se organizar para realizar seu momento de oração a qualquer hora do dia.

2. No dia 11 de outubro, domingo, todos são convidados a acompanhar as celebrações em suas respectivas comunidades paroquiais, seja por meios digitais ou presenciais, conforme as bandeiras vigentes no período. Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Centro 99010-051 | Passo Fundo| RS (54) 3045-9240 | imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br www.arquidiocesedepassofundo.com.br

3. No dia 12 de outubro, às 10h da manhã teremos a celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida, em espírito de unidade arquidiocesana. A celebração será fechada ao público, sendo transmitida nas redes sociais e em rádios parceiras.

4. Pedimos que não visitem o Santuário, especialmente nos dias 11 e 12 de outubro, para evitar aglomerações. Orientamos os romeiros que escolham um outro dia do mês de outubro. O Santuário estará aberto todos os dias para visitar a imagem e, para quem quiser, receber a bênção de um ministro.

. E quem fez promessas? Como cumpri-las? A Igreja autoriza a substituição da sua promessa por outras práticas, por exemplo: a) participar da novena dos dias 2 a 10 de outubro; b) acompanhar a celebração do dia 12 de outubro diretamente de suas casas; c) escolher um dia no mês de outubro para fazer sua oração e visita ao santuário, (exceto o dia 11 e 12 outubro para evitar aglomerações); d) fazer uma obra de caridade.

 Contamos com a sua colaboração. Pedimos que compartilhe estas informações nas redes sociais para que chegue a todos os devotos de Nossa Senhora. Deus abençoe a todos, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. 

Gostou? Compartilhe