Romaria de Nossa Senhora Aparecida não será realizada este ano

Arquidiocese emitiu comunicado oficial

Por
· 2 min de leitura
Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)
Programação alternativa será realizada (Foto: Arquivo/ON)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Arquidiocese de Passo Fundo informou que, em 2020, não acontecerá a Romaria de Nossa Senhora Aparecida e outras atividades que envolviam a festividade. Buscando garantir a celebração da padroeira da Arquidiocese e do Brasil, uma programação diferenciada – transmitida pelas redes sociais - já está sendo preparada para envolver os fiéis. 

 

Confira o comunicado oficial

Aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, saudações em Jesus Cristo! 

O tempo de pandemia quebrou nossas agendas, programações e mudou nosso modo de viver. Temos aprendido novas formas de cuidado com a nossa vida e a dos nossos irmãs e irmãos. Desde os primeiros sinais da pandemia, a Igreja tomou medidas com a finalidade de defender a vida, como a restrição de participação nas celebrações, o distanciamento, segundo as orientações dos órgãos públicos e a ajuda às pessoas necessitadas. Fazer isso é uma questão de fidelidade a Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida e vida em abundância. 

Sabemos que a Romaria de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores eventos, senão o maior, de nossa região em aglomeração de pessoas. Nesse sentido, depois de analisarmos a questão em diferentes esferas, e sabendo da impossibilidade de uma aglomeração desta natureza no tempo que vivemos, temos as seguintes orientações: 

Em 2020 não acontecerá a ROMARIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, que acontece tradicionalmente no segundo Domingo de Outubro e tampouco a Romaria da Criança e demais festividades no dia 12 de outubro. Em vez de romaria, vamos celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, com a seguinte programação: 

1. Uma novena online, em forma de vídeo, a ser realizada em nossas famílias, dentro do espírito da Igreja-casa. A novena acontecerá entre os dias 2 a 10 de outubro e poderá ser acessada nas redes sociais da Arquidiocese de Passo Fundo. A novena estará disponível sempre a partir das 8h da manhã. Cada família pode se organizar para realizar seu momento de oração a qualquer hora do dia.

2. No dia 11 de outubro, domingo, todos são convidados a acompanhar as celebrações em suas respectivas comunidades paroquiais, seja por meios digitais ou presenciais, conforme as bandeiras vigentes no período. Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Centro 99010-051 | Passo Fundo| RS (54) 3045-9240 | imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br www.arquidiocesedepassofundo.com.br

3. No dia 12 de outubro, às 10h da manhã teremos a celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida, em espírito de unidade arquidiocesana. A celebração será fechada ao público, sendo transmitida nas redes sociais e em rádios parceiras.

4. Pedimos que não visitem o Santuário, especialmente nos dias 11 e 12 de outubro, para evitar aglomerações. Orientamos os romeiros que escolham um outro dia do mês de outubro. O Santuário estará aberto todos os dias para visitar a imagem e, para quem quiser, receber a bênção de um ministro.

. E quem fez promessas? Como cumpri-las? A Igreja autoriza a substituição da sua promessa por outras práticas, por exemplo: a) participar da novena dos dias 2 a 10 de outubro; b) acompanhar a celebração do dia 12 de outubro diretamente de suas casas; c) escolher um dia no mês de outubro para fazer sua oração e visita ao santuário, (exceto o dia 11 e 12 outubro para evitar aglomerações); d) fazer uma obra de caridade.

 Contamos com a sua colaboração. Pedimos que compartilhe estas informações nas redes sociais para que chegue a todos os devotos de Nossa Senhora. Deus abençoe a todos, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. 

Gostou? Compartilhe