Passo Fundo Sorri: prefeito anuncia ampliação dos serviços odontológicos na rede de saúde

Programa lançado pela Prefeitura contempla a contratação de novos dentistas, aquisição de insumos e melhorias nos consultórios das Unidades Básicas e implantação de uma Unidade Móvel

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Com ações que preveem a contratação de novos profissionais em diversas especialidades odontológicas para a rede municipal de Saúde e a aquisição de insumos e materiais de trabalho para reestruturar os consultórios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, apresentou nesta terça-feira (02), um novo programa de governo para atender a demanda de ampliação dos atendimentos em saúde bucal no município.

O ‘Passo Fundo Sorri’, segundo o prefeito, é uma iniciativa da Administração Municipal para melhorar estes serviços oferecidos à comunidade. “Através do programa ‘Passo Fundo Sorri’ teremos condições de ampliar os procedimentos realizados nos consultórios das Unidades de Saúde e nos CAIS e atender de forma mais qualificada a população”, explica Pedro.

 

Unidade Móvel e novos serviços

Dentre as ações do programa está a implantação de uma Unidade Móvel que irá descentralizar os atendimentos para o interior do município. A Secretaria de Saúde está organizando o planejamento para contemplar as localidades de Bom Recreio, Bela Vista, Pulador, São Roque, São Valentim, Capinzal e Sede Independência.

Para viabilizar o aumento da oferta de consultas, será realizado Processo Seletivo Simplificado para a contratação de novos profissionais dentistas, elevando em cerca de 150% o volume de novos atendimentos. Os profissionais atenderão, neste primeiro momento, nos CAIS e nas UBS para reduzir o tempo de espera dos pacientes.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, explica que o Processo Seletivo para contratação dos profissionais está em fase final de elaboração e que a perspectiva é de que os atendimentos iniciem a partir da efetivação destes dentistas na rede. “Nós queremos aumentar o número de horas mensais dos atendimentos, garantindo menor tempo de espera e também a realização de diversos procedimentos, contemplando desde a atenção básica, a educação em saúde bucal nas escolas e os atendimentos de urgência”, reforça Cristine. Atualmente, o Município tem contratadas cerca de 1.800 horas mensais, com 11 profissionais. A partir do próximo processo seletivo, que deve ocorrer ainda em fevereiro, o contrato terá mais 2.400 horas por mês, dobrando o número de profissionais.

O programa em saúde bucal foi projetado, define a secretária, a partir da complexidade da demanda e na necessidade de se incluir as comunidades do interior na prestação do serviço. “Queremos dar condições e acesso aos serviços para os distritos e a Unidade Móvel é uma das ferramentas que nos dará essa possibilidade. O Passo Fundo Sorri é, com certeza, uma grande ação pensada para atender integralmente a nossa população”, defende Cristine.

O anúncio do programa foi feito durante a visita do prefeito e da secretária à Unidade de Saúde do bairro Jaboticabal, na manhã desta terça-feira.

 

 

Gostou? Compartilhe