Programa da Imed oferta mais de 200 bolsas a jovens estudantes

Estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio público e formados no último ano podem concorrer a formação online na área da Ciência da Computação

Por
· 2 min de leitura
As inscrições estão abertas até 24 de março (Foto: Arquivo/ON)As inscrições estão abertas até 24 de março (Foto: Arquivo/ON)
As inscrições estão abertas até 24 de março (Foto: Arquivo/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

A escassez de mão de obra qualificada para atuar nas áreas ligadas à tecnologia é uma realidade no Brasil. No mercado de tecnologia da informação, a estimativa é que, em três anos, o déficit alcance 290 mil profissionais. No entanto, essa lacuna também pode ser transformada em uma alternativa para rompimentos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras. É com esse propósito que atua o programa #TeuFuturo, que, na sua edição de 2021, ofertará 225 bolsas.

Desenvolvida pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, vinculado à Fundação Imed, a iniciativa oportuniza a estudantes de ensino público a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na carreira de Ciência da Computação. Para concorrer, é preciso ser estudante do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Estância Velha, Passo Fundo e Região (confira abaixo as demais cidades*), ou ter completado o Ensino Médio público em 2020.

Cada selecionado terá acesso a uma formação online de 280 horas, parte dela dedicada às competências comportamentais e as demais, à técnica em programação web. Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrerão entre 5 de abril e 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As atividades serão realizadas online, por meio da plataforma Zoom. 

As bolsas são custeadas pelas empresas apoiadoras, contribuindo para a formação técnica e comportamental dos jovens participantes e proporcionando a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Ao fim do programa, os estudantes podem receber uma oportunidade de estágio ou primeiro emprego em uma das empresas parceiras. 

Nesta edição, os apoiadores são: +PraTi, movimento sem fins lucrativos dedicado a capacitar talentos em Tecnologia da Informação em todo o RS; Digital Business, hub de empresas voltado à produção digital; e Yaman, uma das principais consultorias de qualidade e engenharia de software do Brasil.

As inscrições estão abertas até 24 de março e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/inscricaoteufuturo2021 .


Serviço

Programa #TeuFuturo 2021

Período de inscrições: até 24/03

Processo seletivo: 25/03 a 31/03 (online)

Edital e inscrições: https://bit.ly/inscricaoteufuturo2021 


Sobre o programa

Desde a sua criação, em 2013, o programa já formou mais de 340 estudantes, na região de Passo Fundo e Porto Alegre. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. No último ano, em razão da pandemia, o formato precisou ser adaptado para o ambiente online. Foram concedidas 40 bolsas a estudantes de ensino público de Passo Fundo, Marau e Tapejara. O método online foi testado e validado. Agora, a meta é ampliar a área de abrangência do programa. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br


Gostou? Compartilhe