Passo Fundo não terá desfiles de 7 e 20 de Setembro em razão da pandemia

Município confirmou que serão realizadas cavalgadas restritas com autorização prévia em pontos da cidade, sem aglomeração e com cuidados, para comemorar os Festejos Farroupilhas

Por
· 1 min de leitura
Foto: PMPF/ArquivoFoto: PMPF/Arquivo
Foto: PMPF/Arquivo
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo e a Comissão dos Festejos Farroupilhas informaram neste sábado (28) que não será realizado o desfile do dia 20 de setembro, em razão da pandemia. O Município também divulgou que não haverá desfile de 7 de setembro, apenas atividades da Semana da Pátria, que incluem o deslocamento do Fogo Simbólico do 3 RPMon até o Altar da Pátria.

Para marcar os Festejos Farroupilhas, diz a assessoria de imprensa da PMPF, a Prefeitura autorizou que as entidades tradicionalistas organizem cavalgadas restritas com autorização prévia em alguns pontos da cidade, desde que respeitem as normas sanitárias e não promovam aglomerações. "Valorizamos muito o movimento tradicionalista e sabemos da importância dos Festejos Farroupilhas para nossa comunidade, mas ainda precisamos manter os cuidados e uma retomada gradual e segura das atividades", destacou o prefeito Pedro Almeida. Também serão permitidos os tradicionais cafés de chaleira nos CTGs e os jantares com música, respeitando os limites de capacidade máxima. Os bailes e danças, porém, ainda não estão permitidos. Em todas as atividades deverão ser respeitados os protocolos sanitários. 

Comissão dos Festejos Farroupilhas se reuniu com o prefeito, Pedro Almeida. Foto: Diogo Zanatta.


O vice-coordenador da Sétima Região Tradicionalista, Luiz Morais, considerou muito importante a decisão do Município de autorizar as cavalgadas durante a Semana Farroupilha. "Passo Fundo tem a tradição de realizar uma intensa programação dos Festejos Farroupilhas, A possibilidade de realizar as cavalgadas por inscrição e de forma organizada, atende o pedido de muitas entidades tradicionalistas", destacou. Ele afirmou que a Comissão irá orientar todas as entidades envolvidas para elaborarem roteiros que evitem aglomerações, além de todos os cuidados contra a pandemia. As cavalgadas também eram solicitadas pela Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo, presidida pelo vereador Evandro Meireles (PTB).

A programação da Semana Farroupilha poderá ser acompanhada no site da Prefeitura. No dia 1 de setembro, está prevista a recepção da Chama Crioula e Homenagem ao Bicentenário de Anita, na Praça Tamandaré. No dia 7, ocorrerá a cerimônia de retirada da Centelha do Fogo Simbólico, antes da extinção, para fusão com a chama crioula, no Parque da Gare. A abertura oficial dos Festejos será realizada no dia 10 de setembro, no CTG União Campeira.

Gostou? Compartilhe