Prazo para declaração do IR 2026 começa com mais de 800 envios em Passo Fundo

Receita Federal projeta cerca de 73 mil declarações no município; auditor destaca movimento dentro do esperado no primeiro dia

Por
· 1 min de leitura
Para este ano, a estimativa é de que cerca de 73 mil contribuintes de Passo Fundo entreguem a declaração - FOTO: ISABELA ALMEIDA/ONPara este ano, a estimativa é de que cerca de 73 mil contribuintes de Passo Fundo entreguem a declaração - FOTO: ISABELA ALMEIDA/ON
Para este ano, a estimativa é de que cerca de 73 mil contribuintes de Passo Fundo entreguem a declaração - FOTO: ISABELA ALMEIDA/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Começou ontem (23) o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025), e os primeiros números já mostram movimentação entre os contribuintes de Passo Fundo. Até as 16h do primeiro dia, a Receita Federal no município havia recebido 823 declarações.

O prazo teve início às 8h e segue até as 23h59min59s do dia 29 de maio. Para este ano, a estimativa é de que cerca de 73 mil contribuintes de Passo Fundo entreguem a declaração, número que representa um crescimento aproximado de 5% em relação ao ano anterior.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal, Claudio Morello, o volume registrado nas primeiras horas está dentro da normalidade. “O movimento foi dentro do esperado, com um volume de entrega parecido com o de anos anteriores para o primeiro dia”, afirmou.

Envio

O envio das declarações pode ser feito por meio do Programa Gerador da Declaração, disponível para download desde a última quinta-feira (19), ou ainda pela plataforma online “Meu Imposto de Renda”, que permite o preenchimento diretamente pelo navegador. Neste ano, o prazo de entrega é mais curto que o habitual, já que o início foi adiado em uma semana em relação ao calendário tradicional.

Restituição

A Receita Federal também divulgou o calendário de restituições, que terá quatro lotes em 2026. Os pagamentos estão previstos para as seguintes datas: 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 28 de agosto. A ordem de pagamento considera a data de envio da declaração, além das prioridades legais estabelecidas.

Têm preferência no recebimento idosos com mais de 80 anos, seguidos por idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave, e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério. Também ganham prioridade aqueles que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e optarem por receber via Pix. Na sequência, aparecem os que utilizarem apenas um desses recursos e, por fim, os demais contribuintes.

Gostou? Compartilhe