CRE vai fazer curso para gestores

Atividades estão programadas para esta semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Após a posse simbólica ocorrida em Porto Alegre, no último dia 11, os novos gestores das escolas estaduais realizam curso de formação nos dias 17 e 18 de dezembro na Faculdade Anhanguera. A atividade organizada pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) vai apresentar elementos estruturais da escola e tratará de aspectos legais, administrativos e pedagógicos. 

Os diretores que atuarão no período 2013-2015 receberão orientações e aprofundarão conhecimentos sobre a Alfabetização e Letramento, Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos e a proposta do Ensino Médio Politécnico. Esse curso é previsto pela Lei da Gestão Democrática nº 10.576/95 e visa instrumentalizar o gestor para o trabalho durante ano letivo. Segundo a coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silva Silvestrin, a centralidade da tarefa do gestor é colocar a escola em movimento e garantir aprendizagem para todos. “A formação continuada dos gestores, em serviço, busca refletir sistematicamente sobre a escola e seu currículo, buscando alternativas teóricas e metodológicas para novas práticas pedagógicas levando em conta as dimensões humanas, políticas e sociais”, afirmou. 

O curso também vai expor aos diretores as ações efetivas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das coordenadorias regionais de educação, como a realização de 914 obras emergenciais com investidos de R$ 112 milhões e o aumento na autonomia financeira escolar. Além de esclarecimentos sobre o Plano de Necessidades de Obras (PNO), projeção sobre a entrega no próximo semestre de 30 mil tablets para professores do Ensino Médio, e investimentos em projetos de incentivo à leitura. Ainda, encaminhamentos para realização de mais dois concursos públicos em 2013, para professores e servidores de escolas. 



Programação 

17/12 (Segunda-feira) 
13h – Recepção 
13h30min – Abertura
14h – Políticas Pedagógicas da Seduc
15h – Intervalo
15h30min – Política de Recursos Humanos 
17h30min – Intervalo
19h – Apresentação Artística: E.E.F. João Rosso 
19h30min – Posse dos diretores 
20h30min – Ética na Gestão // Papel do Gestor – NTE 
21h30min – Gestão Democrática 
22h30min – Encerramento 


18/12 (Terça-feira)
8h – Recepção 
8h30min – Abertura – Banda Inst. Cecy
9h – Fala dos coordenadores de setores da 7ª CRE
10h – Ações prioritárias na escola
10h30min - Intervalo
11h – Calendário Escolar e Informes Gerais
12h – Almoço – por adesão 
13h30min – Reconstrução curricular 
17h30min – Encerramento 

Gostou? Compartilhe