Os 2.559 inscritos para escolas estaduais já podem se matricular

Período de matrículas iniciou ontem e prossegue até o dia 11 de janeiro, com atendimento nas escolas da rede ou, entre as 8h e 14h, na central junto ao Sine

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O período de matrícula na rede estadual para os 2.559 inscritos em Passo Fundo iniciou nesta quinta-feira, 03. No município, existem 790 inscrições para o Ensino Fundamental e 1769 para o Ensino Médio. A coordenadora de Educação da 7ª Região, Marlene Silvestrin, assegura que há vagas para todos. “Os pais não precisam acertar hoje (ontem) todas aquelas situações em que tiveram alguma dificuldade porque há até o dia 11. Temos a absoluta clareza de que todos os alunos terão matrícula garantida”, afirmou a coordenadora. Nos 32 municípios da região abrangida pela 7ª CRE o número total de inscritos é de 4.736.

De acordo com Marlene, este primeiro dia foi um momento em que os pais de alunos procuraram sanar dúvidas na Central de Matrículas que funciona junto ao Sine. Precisam se matricular apenas os alunos que ingressam nos primeiros anos do Ensino fundamental e Médio.

Ainda em tempo de inscrever-se
A coordenadora explica que os alunos que perderam o prazo de inscrição devem fazê-la neste período através do site www.educacao.rs.gov.br. “É importante dizer que os alunos retardatários, que não fizeram sua inscrição em outubro, podem fazer sua inscrição agora, até o dia 11 de janeiro. Estes, serão designados (às escolas) do dia 24 a 30 de janeiro”, destacou Marlene.
Na hora de fazer a inscrição pela internet é preciso ter claro que o sistema busca primeiro a escola mais próxima, obedecendo ao zoneamento. A escola priorizada pelos pais vem em segundo lugar. “Se algum aluno ficar em uma escola distante a gente equacionará, como em outros momentos, com o transporte escolar para o Ensino fundamental”, assegurou a coordenadora.

Cecy terá 17 novas turmas
Para o Ensino Médio não há critério de zoneamento. A Escola Estadual Cecy Leite Costa deve atrair muitos alunos com as 17 novas turmas que serão abertas este ano. O Ensino Médio Politécnico contará com 13 turmas à tarde e quatro turmas à noite. Ao todo, o Cecy passa a ter 39 turmas nos três anos do Ensino Médio.

Fagundes dos Reis: 25 vagas para o 1º ano
O 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fagundes dos Reis, que chegou a ser extinto, tem uma turma garantida para 2013. Porém, como o número de vagas é mais restrito, o critério de zoneamento, que vale para a matrícula de todo Ensino Fundamental, será observado com rigor. A localização da residência dos pais da criança ou responsável com guarda legal é determinante. Comprovantes de residência de avós, tios ou outros parentes não serão aceitos para a finalidade, alerta Marlene. “Vamos garantir as vagas para os alunos de zoneamento mais próximo, até o número de 25 vagas”, afirmou. De acordo com a coordenadora, no primeiro dia não foi intensa a procura.

Facilidades no site
Para evitar filas, quem vai se matricular no Ensino Médio, pode acessar o site da Secretaria de Educação e verificar a escola que foi designada. Na página basta preencher e imprimir o formulário eletrônico. Com o papel em mãos é possível buscar diretamente a escola determinada. Já as solicitações de ingresso na Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e transferências do 2º e 3º ano do Ensino Médio devem ser feitas diretamente na escola desejada, também, de 3 a 11 de janeiro. 

Central de Matrículas
Em Passo Fundo a Central de Matrículas funciona junto ao Sine (Av. Brasil, 651 – Centro). O atendimento no local é feito entre as 8h e 14h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3311 3145. Ou com a CRE, através do número 3316 2650.

Gostou? Compartilhe