Estudantes visitam 6ª Coordenadoria de Saúde

Visita fez parte das atividades do projeto VER-SUS que busca mostrar aos estudantes o cotidiano de trabalho do Sistema ?snico de Saúde

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) está possibilitando que estudantes de todas as áreas, especialmente das ligadas à saúde, vivenciem o trabalho realizado através do Sistema Único de Saúde. Dentro das atividades que estão sendo desenvolvidas em Passo Fundo, na última terça-feira, dia 22 de janeiro, os estudantes que participam do projeto visitaram a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Iniciativa do Ministério da Saúde, o VER-SUS é um espaço de aprendizagem em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano de trabalho e a organização em rede no SUS. Nesse sentido, o foco das vivências são as redes de atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dos sistemas municipais e regionais de Saúde para que os estudantes tenham o entendimento do funcionamento dessas redes.
Durante a visita à 6ª CRS os alunos foram recepcionados pelo coordenador da 6ª CRS, Luiz Fabricio Scheis, e pelo diretor da ESP, Marcio Mariath Belloc e receberam as mochilas e camisetas fornecidas pelo Ministério da Saúde.

O projeto
A missão do VER-SUS é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Orientado pela abertura do sistema de saúde como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS/Brasil pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde.

Outra dimensão contemplada nesse projeto diz respeito à histórica dificuldade das diferentes profissões da saúde trabalharem de forma integrada. A cultura de fragmentação do setor ainda é uma realidade na qual a falta do hábito de convivência multiprofissional é uma de suas causas. Nesse sentido, o VER-SUS/Brasil oportuniza o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da área da Saúde e áreas afins.

Público-alvo
O Projeto VER-SUS/Brasil destina-se aos estudantes universitários brasileiros da área de Saúde. A Resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde define as seguintes carreiras como profissões de saúde para fins de elaboração das Diretrizes Políticas da Gestão em Políticas de Saúde: Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Terapia Ocupacional. A estes foram acrescidos os cursos de Administração Hospitalar e Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da saúde envolvidas com o VER-SUS/Brasil. Também é prevista a possibilidade de participação limitada de estudantes universitários de outros cursos e de outros países.

 

 

Gostou? Compartilhe