FDS realiza entrega de três projetos

Um dos projetos entregues no final de semana beneficia a Feira Ecológica, em Passo Fundo.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo realizou no último final de semana a entrega de três dos cinco projetos apoiados na última reunião do conselho gestor. Na sexta-feira, 11 de abril, o Fundo realizou o repasse da iniciativa apresentada pelo Patronato Santo Antônio, em Carazinho. O projeto “Esporte e Integração” visa, segundo o diretor do patronato, Pe. Elisandro Iserhard da Silva, “fazer do esporte um meio de integração e trazer momentos de espiritualidade, levando às crianças e adolescentes a solidariedade e a fraternidade, além de inserir esses valores também no meio em que eles estão, como nas famílias”. O apoio do Fundo se mostra como fundamental para o desenvolvimento das propostas de trabalho, especialmente por garantir a aquisição de materiais e equipamentos para a prática esportiva.

A segunda iniciativa que recebeu os recursos de projeto apoiado pelo FDS, também na sexta-feira, foi o Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, do Instituto Kaingáng (INKA), localizado na Terra Indígena Serrinha, em Ronda Alta. O projeto quer, através da compra de instrumentos, possibilitar a confecção de telas e vestuário indígena em tecelagem. Para Andila Inácio, coordenadora do Ponto de Cultura, “o importante é recuperar a identidade do povo Kaingáng. As pinturas, o vestuário, o artesanato e principalmente o grafismo são as formas de o indígena se expressar e isso precisa ser valorizado”.

Já o projeto “15 anos construindo outras formas de abastecimento”, foi entregue no sábado (13), aos produtores da Feira Ecológica, em Passo Fundo. A iniciativa, conforme explica Jair Pressi, presidente da COONALTER – cooperativa responsável pela organização da feira – beneficia 70 famílias que integram a Feira e mais de 600 consumidores. Entre as atividades propostas estão a substituição de sacolas plásticas por retornáveis, incentivo para maior utilização de alimentos saudáveis pela população e materiais informativos e de divulgação. Da última reunião realizada pelo Fundo ainda dois projetos devem para ser entregue nas próximas semanas. O primeiro, que beneficia a Pastoral da Juventude Arquidiocesana e outro que apoia o projeto “Doces Sabores”, desenvolvido por um grupo de três famílias, moradoras do Bairro São Cristóvão.

Gostou? Compartilhe