Parceria garante enfrentamento e redução de casos

Por
· 2 min de leitura
Mais de mil pneus foram eliminados nas visitas da Vigilância AmbientalMais de mil pneus foram eliminados nas visitas da Vigilância Ambiental
Mais de mil pneus foram eliminados nas visitas da Vigilância Ambiental
Você prefere ouvir essa matéria?

Com o aumento de casos de dengue no Rio Grande do Sul, que de 3.891 casos em 2015 subiu para 7.864 casos em 2016, a Prefeitura de Passo Fundo iniciou um trabalho preventivo que já apresenta resultados: este ano encerra com 12 casos, menos da metade do que foi registrado em 2015, com 25 casos. 

O trabalho no município foi iniciado em outubro de 2015 com o envolvimento de pelo menos cinco órgãos públicos municipais, as secretarias de Transportes e Serviços Gerais, de Meio Ambiente, de Educação, de Administração e a Procuradoria-Geral do Município. Os serviços foram desde o fornecimento de contêineres para áreas de risco até a destinação correta de pneus. Ainda, a ação contou com políticas específicas de manutenção de terrenos públicos e privados e punição para aqueles que descuidam de seus terrenos até o cuidado em espaços públicos. Além disso, a Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, realizou forças-tarefas, visitas às residências, orientações e campanhas durante todo o ano. 

“Esta soma de esforços e a dedicação da população em seus pátios e terrenos fez com que reduzíssemos bastante o risco para o verão que se aproxima, mesmo assim, precisamos muito que todos colaboram a partir de agora até o mês de maio”, ponderou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. 

Na última semana, também foi realizada uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Dengue para fazer um balanço e traçar novas metas. Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, o levantamento de dezembro apresenta um menor índice de infestações, de uma margem de 4,4 para 0,02. “Como vamos entrar no período mais crítico, é importante que toda a população fique atenta e siga as orientações, especialmente de não deixar água para em hipótese alguma, ali que se formam os criadouros do mosquito”, disse. 
 
Passo Fundo, assim como todos os municípios do Brasil, também vai aderir à campanha de combate à dengue, zika e chikungunya do Ministério da Saúde. Duas ações já estão previstas, a capacitação sobre as três doenças em unidades de saúde, hospitais, locais que são porta de entrada de pacientes; e a sexta-feira como Dia D. Conforme lembra Ivânia, a prática já está sendo realizada na cidade. 

Descarte correto
Nas visitas realizadas pela Vigilância Ambiental em Saúde foram eliminados mais de mil pneus. A importância do descarte correto nessa época é ainda mais significativa. Por isso, a comunidade deve procurar o Ecoponto, das 8h às 14h, o espaço está localizado no Bairro São Luiz Gonzaga, próximo a pedreira do município. Para dúvidas ou denúncias, a população pode ligar para o telefone (54) 3046-0073.

Gostou? Compartilhe