Centro Oncológico Infantojuvenil e Pediatria comemoram o Dia das Mães

Por
· 2 min de leitura
Além do mimo confeccionado, no hall de entrada do Espaço Lúdico, um painel comemorativo foi montado com fotos das mães e filhos (Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)Além do mimo confeccionado, no hall de entrada do Espaço Lúdico, um painel comemorativo foi montado com fotos das mães e filhos (Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Além do mimo confeccionado, no hall de entrada do Espaço Lúdico, um painel comemorativo foi montado com fotos das mães e filhos (Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Você prefere ouvir essa matéria?

A felicidade nos olhos do pequeno Enzo Gabriel Baum, quatro anos, ao entregar a caixinha colorida de presente para mãe, representa o puro sentimento de amor e gratidão. O abraço apertado depois do desejo de Feliz Dia das Mães, mal sabe ele, mas é um dos melhores que a mãe, Claudia Fester, gostaria de ganhar. O momento foi vivido no Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, onde, nesta semana especial que antecede o Dia das Mães, os pequenos, com o auxílio do Espaço Lúdico e de Atendimento Pediátrico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo, confeccionaram uma caixinha surpresa para as mamães. Dentro delas, uma flor, feita por eles, para ser usada como enfeite de chimarrão e um bombom.

A ação pensada em conjunto pelas estagiárias de pedagogia do Espaço Lúdico e a equipe do Centro, busca reconhecer a força destas mães que bravamente enfrentam o tratamento ao lado dos filhos, além de celebrar a data especial. “É uma forma delicada de celebrar e humanizar esta data, acreditamos que as mães irão sentir-se reconhecidas e lembradas com o gesto. Sabemos como elas lutam bravamente ao lado dos filhos para o enfrentamento de uma doença e o papel importante que elas têm no cuidado e na construção do ser humano. A caixinha é um carinho, um afago para homenageá-las", destaca a enfermeira responsável pelo Centro Oncológico Infantojuvenil, Edinéia Carine Pastore.


Sobre a ação, a professora coordenadora do Espaço Lúdico Sussi Menini Guedes, ressalta que desde o nascimento das crianças, as mães exercem um papel fundamental na sobrevivência, na socialização, na construção de valores, na educação, no cuidado e no encantamento em mostrar o mundo em que vivemos para seus filhos. “Na sociedade, escolhemos uma data comemorativa para o “Dia das Mães”, no entanto, antes de ser um dia de comemoração, evidenciamos a necessidade de comemorarmos todos os momentos em que a mãe corajosamente, após múltiplas jornadas de atividades, ao enfrentar os medos, como no caso do tratamento oncológico, não se omite  de atender, acalentar, dar colinho e beijinhos. O presente confeccionado no Espaço Lúdico também objetiva esse reconhecimento”, enfatiza a professora.

Além de Enzo, Gustavo de Brito Veiga, três anos, também fez a entrega da surpresa para a mãe Lucimara de Brito. “Ficamos muito felizes em receber esse carinho, é muito especial. Vivemos a ansiedade, a angústia do tratamento e esses momentos assim, amenizam tudo isso, fica só sentimento de amor”, relata a mãe. Claudia também agradeceu pela iniciativa e se emocionou com a lembrança. “Por mais que o nosso presente seja eles, a saúde deles, viver esses momentos sempre é especial”.

As mães dos pacientes internados na Pediatria e Posto 8, que atende as crianças , também receberam a homenagem e carinho. Muitas vão passar o Dia das Mães no Hospital e por isso, a ação promovida emocionou as mães. 


Além do mimo confeccionado, no hall de entrada do Espaço Lúdico, um painel comemorativo foi montado com fotos das mães e filhos.

Gostou? Compartilhe