Festa de São Cristóvão reúne centenas de motoristas

Tradicional celebração teve início às 7h30min, na manhã deste domingo (25)

Por
· 1 min de leitura
Os fiéis foram abençoados em frente à Igreja Matriz (Foto: Bruna Scheifler/ON)Os fiéis foram abençoados em frente à Igreja Matriz (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Os fiéis foram abençoados em frente à Igreja Matriz (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

A 60ª edição da Festa de São Cristóvão de Passo Fundo reuniu centenas de motoristas na manhã deste domingo (25), data em que é celebrado o Dia de São Cristóvão e o Dia do Colono e Motorista.

Com o tema “Com São Cristóvão, agradecendo e vivendo o tempo de cuidar da Vida”, a programação teve início às 7h30min, com a saída da procissão no Bairro Boqueirão e seguiu com a bênção dos veículos e caminhões em frente à Igreja Matriz. No local, às 10h, acontece ainda uma missa e, às 10h30min, a venda de cuca e churrasco no Salão Paroquial.

Embora a orientação da prefeitura fosse para que os motoristas evitassem o businaço no trajeto central da cidade, os participantes não se contiveram e mantiveram o ato tradicional. Além de colonos e motoristas, a celebração reuniu ainda familiares dos trabalhadores, que levantaram cedo neste domingo para receber a bênção. "Eu venho todos os anos, pela fé, pela alegria. Trago minha família junto para que eles também possam ser abençoados por São Cristóvão", contou o motorista e operador Edson Strefling.

Pároco da paróquia São Cristóvão, o padre Vanderlei Bervian descreveu a festa como um momento especial, em que colonos e motoristas podem celebrar juntos a fé que nutrem pelo santo padroeiro. "Hoje, como estamos tendo um dia bonito, a perspectiva é de que seja uma das maiores festas já acontecidas. É um momento de pedir essa proteção do santo padroeiro para que tenhamos um ano todo abençoado no trânsito e na agricultura", adiantou.


Gostou? Compartilhe