Ghadyego Carraro lança álbum voltado ao baixo acústico

Em “Soundscapes of South America”, contrabaixista passo-fundense explora suas percepções sonoras acerca da América Latina

Por
· 2 min de leitura
Disco traz atmosfera improvisativa do jazz da música erudita e folclórica (Foto: Divulgação/ON)Disco traz atmosfera improvisativa do jazz da música erudita e folclórica (Foto: Divulgação/ON)
Disco traz atmosfera improvisativa do jazz da música erudita e folclórica (Foto: Divulgação/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

História, cultura e música se entrelaçam em “Soundscapes of South America”, novo álbum do contrabaixista e compositor passo-fundense Ghadyego Carraro, lançado em todas as plataformas digitais na última semana. Voltado ao baixo acústico, o disco contém seis obras inéditas, que mergulham na atmosfera improvisativa do jazz da música erudita e folclórica, trazendo uma perspectiva particular do ambiente sul-americano. 

De acordo com Gadhyego, as composições têm como foco a cultura, o clima e a geografia sul-americana e são frutos de pesquisas acadêmicas do artista, envolvendo música e história. Através de suas percepções sonoras sobre a América Latina, o contrabaixista explora elementos como o frio, o vento, o pampa, as montanhas, o mar e o litoral, transformando-os em sons por intermédio do contrabaixo acústico com arco e pizzicato. “É mais um disco importante na minha carreira, pois se trata de explorar o processo composicional e propor em sons uma perspectiva da América do Sul, temática explorada recentemente em meu doutorado em história focado na música sul-americana. Soundscapes of South America é um disco que remete a inúmeros sinônimos sonoros que quis trazer para um olhar intimista através da exploração de possibilidades musicais ao baixo acústico”, descreve.

Ainda segundo o músico, o álbum foi pensado e produzido entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Para ele, a obra reflete a introspecção vivida no período pandêmico e aponta para reflexões e explorações advindas da pesquisa histórica e cultural da América do Sul, das fricções e do imbricamento de culturas que integram este espaço. “Em tempos de pandemia, compor esse disco para mim foi uma forma de fazer uma autoanálise da vida, da minha relação com o espaço físico e simbólico deste lugar e dos elementos culturais que me comunico”.

Sobre o artista

Contrabaixista brasileiro, compositor, educador e pesquisador, Gadhyego Carraro é natural de Passo Fundo E iniciou os estudos no violão aos 14 anos, passando a estudar baixo elétrico nos anos seguintes. Complementarmente, estudou piano, arranjo e composição. Além disso, é graduado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestre em Performance Musical - Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em História com ênfase na música sul-americana. 

Gadhyego é um instrumentista versátil, que transita pelo baixo elétrico, fretless e acústico, e possui amplo trabalho no cenário da música instrumental brasileira e sul-americana, com diversas colaborações com artistas do Brasil e exterior. Sua música mescla uma atmosfera de raízes afro-brasileiras e latino-americanas, carregada de sons e ritmos regionais que se unem à modernidade do jazz, e já passou por diversos países, como Itália, Suíça, França, Alemanha e Portugal.

Entre os trabalhos solo estão: Influências (2010), DVD Ghadyego Carraro Group (2013), CD e DVD com o grupo GAMM (2017), CD Ghadyego Carraro Trio ao vivo em Lisboa, (2019), CD Connections (2020), CD Tribute 2020, ambos focados no trabalho composicional e de arranjos voltado a elementos da música brasileira, música contemporânea e de concerto, jazz e música sul-americana. 

Gostou? Compartilhe