A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da secretaria do Extraordinária de Esportes, inaugurou neste sábado (11) Escola Pública do Esporte.
A iniciativa faz parte da carta das Cidades Educadoras, onde um dos três eixos é o Serviço Integral às Pessoas. Em seu 14° princípio, denominado "Promoção da Saúde" preconiza que "A Cidade Educadora garantirá o crescimento integral e saudável de todas as pessoas, promovendo o seu bem-estar físico, emocional e mental”.
Conforme o Prefeito, Pedro Almeida, estes três benefícios de uma vida saudável tem impactos diretos sobre o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes. “Crianças saudáveis aprendem mais e melhor. Dentre as principais formas de promoção da saúde, o Esporte é, sem dúvida alguma, o que melhor mobiliza os sujeitos no desenvolvimento de hábitos saudáveis. Tais elementos motivaram a criação da Escola Pública de Esporte da Prefeitura de Passo Fundo”, enaltece o prefeito.
Para o secretário Extraordinário de Esportes, Gilberto Bellaver o esporte, em Passo Fundo está dando uma virada. “A gente está fazendo através do incentivo do nosso prefeito Pedro que o esporte seja visto como uma ferramenta de educação. E aí entra a parceria com a Secretaria da Educação junto com o nosso secretário Adriano. O grande guarda-chuva da Cidade Educadora”, frisa o secretário.
A ação tem o apoio da Secretária de Educação e conforme o secretário, Adriano Canabarro Teixeira, pretende formar um cidadão que entende a importância de trabalhar junto, de ter disciplina, de tomar as decisões corretas e saber que mente e corpo devem andar sempre juntos. “Hoje, estamos inaugurando a Escola Pública de Esporte, que juntamente à Escola de Música Yamandu Costa, Escola das Profissões, Escola das Gerações, Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e a Escola de Trânsito consolidam cada vez mais nosso compromisso com a Carta das Cidades Educadoras”, descreve Teixeira.
O deputado Federal, Luciano Azevedo, a escola aponta a como primordial a decisão de investir em algo que é tão importante para o futuro da comunidade. “o projeto uniu uma equipe qualificada para conduzir o esporte em todas as áreas para entregar, não só orientação, educação, ensinamento de qualidade, mas além disso tudo, exemplo de profissionais bem-sucedidos”, pondera.
Atualmente, em seu projeto-piloto, são 139 crianças e adolescentes que frequentam as atividades da Escola Pública de Esporte, em turno inverso ao de ensino regular, onde praticam as seguintes modalidades: Vôlei, Futsal, Basquete e Atletismo. As atividades se desenvolvem nas EMEFS Daniel Dipp e Professora Helena Salton e nas dependências do Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, e são abertas para toda criança e adolescente até 15 anos. As inscrições para os interessados devem ser feitas na escola, onde vai ser entregue uma ficha que deve ser preenchida e assinada pelos pais.