Rio Coffee transforma Rio de Janeiro na capital dos cafés especiais

Evento acontece em outubro com formato híbrido, unindo online e presencial

Por
· 3 min de leitura
Martina Barth d’Avila, criadora e organizadora do Rio Coffee Nation, com Paulo Roberto dos Santos,Café Vale do Café, Fazenda Florença, Conservatória, RJ.Martina Barth d’Avila, criadora e organizadora do Rio Coffee Nation, com Paulo Roberto dos Santos,Café Vale do Café, Fazenda Florença, Conservatória, RJ.
Martina Barth d’Avila, criadora e organizadora do Rio Coffee Nation, com Paulo Roberto dos Santos,Café Vale do Café, Fazenda Florença, Conservatória, RJ.

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Rio de Janeiro sediará, entre os dias 24 e 25 de outubro, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e orgânicos. Diante do novo cenário, o evento foi reestruturado para garantir a segurança do público, expositores e palestrantes. Na plataforma digital do evento estarão reunidos estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, sala de negócios, exposição, e-vouchers, brindes para os visitantes e muito mais. Serão realizadas algumas atividades presencias, que terão transmissão nas plataformas digitais. Todos os protocolos de segurança serão respeitados.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Além desta liderança, cresce também o interesse dos brasileiros para o consumo de produção de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, produção com certificado de qualidade, além das diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo.

A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais – da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. O público poderá ainda conferir uma exposição virtual sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção.

Serão cerca de 30 estandes virtuais de cafeicultores e outros produtos ligados ao segmento. Entre os participantes já confirmados estão:


Ilha “Cafés do Rio de Janeiro”

Grupo de 16 marcas de café especial do estado, entre os quais o café Fazenda Florença (melhor café especial do Rio de Janeiro em 2019), Vale do Er, Café da Serra.

• Café Terras de São Francisco

• Café Klem

• Café Gran Monteiro

• Leite de aveia NAVEIA

• Café Clessico

• Café Flô

• Cerveja de café Matisse

Uma loja virtual/marketplace funcionará para que os visitantes possam comprar os produtos expostos.

O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais participa da primeira edição do Rio Coffee Nation. “O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, dar valor ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho“, diz Hippolyte Courty.

Em paralelo, acontecem palestras e apresentações com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo e receitas, entre outros.


Palestras confirmadas
– Café & Saúde – Monica Pinto – Diretora ABIC
– Passo a passo para produzir um café especial – Flavio Borem – Professor da UCLA
– Sustentabilidade na distribuição de produtos orgânicos – Rafael Coimbra – Empresário
– Modo de preparo do café coado – Adriana Valinhas – Barista
– Entrevista com Presidente da ASCARJ – Moacyr Santos – Produtor de café especial
– Receita de sobremesa com café – Frederic Monnier – Chef
– Receita com café – Frederic Monnier – Chef
– Ministério da Agricultura – Marcia Nejaim
– Tendências do mercado de cafés especiais no Brasil – Leonardo Gonçalves – Empresário
– Métodos de preparo de café: Prensa Francesa e Aeropress – Ana Paula Zerbini – Barista
– Protagonismo feminino na cadeia de café – Isabel Vilela – Produtora de café especial e diretora da IWCA
– A importância do marketing para as estratégias da indústria do café – Benedito Cantanhede – Consultor
– A quarta onda no mercado de café – Paula Dulgherof – Barista e empresária
– Articulação dos cafés especiais do Brasil – Vanusia Nogueira – Diretora BSCA
– Fazendas de café na rota do turismo – Paulo Roberto Santos – Produtor e empresário


Competição 

A Competição de Melhor Café Torrado e Moído para Espresso, com chancela da BSCA, será presencial para os participantes e terá transmissão ao vivo para o público na plataforma. Serão cerca de 10 horas de competição e o vencedor terá sua marca exposta na Paris Coffee Nation 2021. A coordenadora da competição é Adriana Valinhas, Barista e Brewer profissional formada pela SCA Education, membro da BSCA e da IWCA – aliança internacional das mulheres do café – que ministra aulas na escola Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro. Ela também é fundadora e idealizadora do Languagecafé, cafeteria escola de proposta cultural e conceito educacional que harmoniza café, livros e idiomas, reunindo pessoas , música e arte.

“Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de café especiais no Brasil, desde a cereja à xícara. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais e, que estão cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam cada dia mais admiradores no exterior. Queremos que, com nossa iniciativa, os consumidores passem a conhecer e exigir cafés de melhor qualidade, e que um dia tenhamos uma carta de cafés nos restaurantes – como a de vinhos. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria“, afirma Martina Marina Barth d’Avila, idealizadora do evento e proprietária da SonImage. Para a realização do Rio Coffee Nation, Martina conta com a parceria da Take the Lead, de Vania Tavares.

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés.

Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffe Nation custam R$35,00 e podem ser adquiridos pelo site www.riocoffeenation.com


SERVIÇO:

Dias: 24 /10 – 10h00 às 18h00

25 /10 – 10h00 às 18h00

Local: Plataforma Digital Rio Coffee Nation

Ingressos:www.riocoffeenation.com


Gostou? Compartilhe