Céu azul, sem chuvas e muito trabalho para os termômetros. Assim será a semana, dentro da amplitude térmica do mês de agosto, quando a temperatura varia do frio extremo de inverno ao calor do verão. Como bem a meteorologia previu, “agosto será um mês de bastante amplitude térmica, com grandes variações entre frio e calor”, alertou no início do mês Aldemir Pasinato. O analista do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo, agora faz uma leitura dessas variações para esta semana. Ele dá ênfase para essa madrugada, quando a temperatura até pode ficar abaixo de zero. Porém, também está de olho num veranico que começa lá pela quinta-feira. Ou seja, mantas, luvas e gorros voltam para o guarda-roupa, enquanto resgatamos mangas curtas e bermudas.
Terça-feira gelada
A semana começou com mínima de 2,2ºC e máxima de 10,4ºC de acordo com os registros dos termômetros da Embrapa. Porém, quando medida na relva, a temperatura chegou a 0ºC. “é um termômetro de mínima que fica a 5 centímetros do solo sobre um gramado”, informou Pasinato. Mas esta terça-feira será ainda mais fria. “A projeção é de uma mínima em torno de 0ºC, podendo até ficar abaixo de zero. Ao mesmo tempo, a máxima será maior do que na segunda-feira, pois poderá atingir 15ºC. O tempo continua seco, com céu claro e predomínio de sol”. De acordo com o analista da Embrapa, os indicativos são de um ponto de orvalho na faixa de 0 ou menos, o que justifica a boa evaporação que gera um céu límpido.
Fatores do frio
Esfriou com a frente fria vinda da Argentina. Uma semana depois recebemos uma massa de ar polar. “Assim tivemos ondas de frio e o indicativo do dia mais frio dessa onda nesta terça-feira”. Além do frio, os campos registraram geadas no domingo e na segunda-feira. “Já na terça-feira também haverá formação de geada”.
Calorão para o final de semana
Depois do frio de hoje, a temperatura vai subir. E muito. Amanhã, quarta-feira, ficará entre 5ºC e 20ºC. Já na quinta-feira dá outro salto, subindo em média cinco graus. “A mínima será de 10ºC e a máxima sobe para 20ºC”. Acharam muito? Então fiquem de olho na sexta-feira, abrindo um finde daqueles mais quentes. “Sexta vai de 12 a próxima de 30ºC”, alerta Adelmir Pasinato. E no dia seguinte, a mínima dá uma esticadinha até 16ºC, Já a máxima bate nos 30ºC. Até porque é sábado. E o domingo chega nas mesmas condições, com mínima e máxima nesta faixa em ritmo de verão, dos 16 aos 30.
Variabilidade
“A variabilidade da temperatura é grande no mês de agosto, em rápidas alternâncias. Vamos do frio extremo ao calor extremo”, explicou o analista da Embrapa. Justificando que “o termômetro vai trabalhar com as mudanças bruscas nas condições climáticas”. Enquanto o termômetro fica num sobe e desce, o pluviômetro -aquele que registra os volumes de precipitações – fica quase parado. Não há fortes indicativos de chuvas para os próximos dias. “as projeções indicam chuvas apenas a partir da próxima semana, na terça e quarta (dias 20 e 21). Então, seguindo as facilidades de conhecer o que vem por aí, logo sairemos das cobertas para viver aqueles dias que “dão praia”.