CRPO Planalto completa 46 anos hoje

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ONDivulgação/ON
Divulgação/ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nesta quinta-feira o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto está completando 46 anos. No dia 13 de agosto de 1974, o Governador Euclides Triches, criou o Comando de Policiamento de Área 3, (CPA 3), que foi instalado provisoriamente no Quartel do Comando Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre. Sua transferência para Passo Fundo aconteceu meses depois, no dia 28 de novembro de 1974, sendo instalado na Avenida Brasil, em um prédio pertencente à Universidade de Passo Fundo, onde permaneceu até o dia 21 de janeiro de 1998. Após essa data, foi instalado em caráter provisório no Quartel do 3º RPMon, na Avenida Presidente , em seguida transferido definitivamente para uma sede própria, na rua Coronel Pelegrini, onde permanece até hoje.

O CPA/3 contava com seis unidades operacionais: o 3º RPMon (Passo Fundo); 7º BPM (Três Passos), 13º BPM (Erechim), 16º BPM (Cruz Alta), 1º Esqd Ind (Carazinho) e 6ª Cia Ind (Ijuí), totalizando 162 (cento e sessenta e dois) municípios.

Em 18 de agosto de 1997, os CPA’s foram extintos, e dentro da nova estruturação da Brigada Militar, foram criados os CRPO’s, sendo que na área 3, foi instalado o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Produção, CRPO/P, com circunscrição territorial contava com 38 municípios subordinados, e três unidades vinculadas, totalizando 114 municípios.

Em 17 de setembro de 2001, foi trocado o designativo do CRPO Produção, passando a se chamar CRPO/Planalto.

Atualmente, o CRPO Planalto coordena 83 municípios, os quais estão articulados operacionalmente em quatro OPM’s: o 3º Regimento de Polícia Montada e 3º Batalhão de Polícia de Choque com sede em Passo Fundo, o 13º Batalhão de Polícia Militar com sede em Erechim e 38º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Carazinho.

Ao longo de sua história, o órgão já teve 33 comandantes, sendo que atualmente o CRPO Planalto está sob a responsabilidade do Cel QOEM André Idalmir Savian Giuliani. 

Gostou? Compartilhe