A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou, na quarta-feira (3), Operação de Combate aos Crimes Contra a Fauna, na cidade de Passo Fundo.
Através de denúncias anônimas, três residências foram alvo de fiscalizações. No primeiro local, a equipe do 3º BABM flagrou dois pássaros silvestres, popularmente conhecidos como Trinca-ferro e Sanhaço-frade, mantidos em gaiolas. Já na segunda residência, os policiais militares localizaram 06 aves silvestres, sendo Trinca- ferro, Azulão, Coleirinho, Pintassilgo e Cardeal. E no terceiro endereço, foram flagrados 12 pássaros silvestres, das espécies Canários-da-terra, Trinca-ferro, Azulão, Caturrita e Cardeal.
Nas três residências, os moradores não possuíam autorização/ licença, do órgão ambiental competente, para criação amadora de passeriformes silvestre - SISPASS.
Diante dos fatos, os responsáveis foram autuados em flagrante, sendo lavrado os, respectivos, Termos Circunstanciados pelos crimes contra a fauna. As gaiolas foram apreendidas.
Os pássaros foram resgatados e encaminhamos para avaliação médico-veterinária e análise, para possível reinserção no habitat natural.