A Brigada Militar desencadeou em Passo Fundo a Operação “Ouro de Tolo”, voltada à fiscalização de estabelecimentos que atuam na comercialização de sucatas e materiais recicláveis.
A ação, realizada na quarta-feira (28), contou com a participação do 3º Regimento de Polícia Montada (3ºRPMon), 3º Batalhão Ambiental (3ºBABM), 3º Batalhão de Polícia de Choque (3ºBPChq), Núcleo de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7ºBBM), além de representantes das empresas Oi e Corsan.
O principal objetivo da operação foi combater crimes de receptação, especialmente de materiais provenientes de furtos, como fios, cabos e metais. Durante as fiscalizações, sete estabelecimentos foram vistoriados e 27 pessoas abordadas. Como resultado, foram lavradas duas notificações de regularização pela Prefeitura, um Termo Circunstanciado (TC) pela Patrulha Ambiental por atividade exercida sem licença ambiental, além de seis intimações de regularização expedidas pelos Bombeiros.
A Brigada Militar também registrou um boletim de ocorrência por receptação, reforçando a importância da ação no enfrentamento a crimes que impactam diretamente empresas e a comunidade.
Todos os estabelecimentos fiscalizados foram devidamente orientados sobre as exigências legais e os prazos para adequação de suas atividades. Segundo a BM, a integração entre os órgãos garantiu o sucesso da operação, que reforça o compromisso das forças de segurança e dos parceiros no combate à receptação e na proteção ao meio ambiente.
Os dados da operação foram encaminhados às autoridades competentes, que seguirão com os trâmites legais e demais providências cabíveis.