A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou na última segunda-feira (2) uma operação de combate ao desmatamento em propriedades rurais nos municípios de Putinga, Barros Cassal e Fontoura Xavier, no interior do Rio Grande do Sul. A ação foi desencadeada após denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Estadual.
Durante a operação, as equipes fiscalizaram nove propriedades, onde foram constatadas infrações ambientais em cerca de 66.300 metros quadrados de áreas desmatadas ilegalmente — o equivalente a quase 10 campos de futebol. Ao todo, oito autuações foram aplicadas.
As irregularidades foram identificadas a partir de vistorias presenciais, com o auxílio de imagens de satélite, dados da plataforma MapBiomas e sobrevoos com drone, que permitiram uma análise precisa das áreas afetadas.
Em uma das propriedades, localizada no interior de Barros Cassal, os fiscais flagraram a conversão de 216 hectares de campo nativo em lavoura, causando a destruição de vegetação pertencente ao Bioma Mata Atlântica — uma das áreas mais ameaçadas do país.
A operação é parte de uma ação integrada entre a Brigada Militar e o Ministério Público, e reforça o compromisso das instituições com a proteção ambiental e o combate aos crimes contra o meio ambiente no Rio Grande do Sul.