Ar frio e seco derrubou as temperaturas

Desde a tarde de hoje (23/10), no entanto, temperaturas voltaram a entrar em elevação. Chuva pode retornar a partir de quarta-feira (25/10)

Por
· 1 min de leitura
Em Soledade, o gelo acumulou no carroEm Soledade, o gelo acumulou no carro
Em Soledade, o gelo acumulou no carro
Você prefere ouvir essa matéria?

A chegada de um ar frio e seco à região na noite de domingo fez as temperaturas despencarem. Na segunda-feira, foi registrada mínima de 4,6ºC, mas as temperaturas já entraram em elevação. Conforme os dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, há a possibilidade de retorno da chuva a partir de quarta-feira (25/10).

O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que a baixa temperatura registrada na última segunda não é uma anormalidade, embora não seja muito comum. Segundo ele, os registros da Estação mostram que a temperatura mais baixa para o mês de outubro em 37 anos foi registrada em 2005, quando os termômetros marcaram 2ºC. No ano passado, a mínima no mês de outubro foi de 5ºC. “Esse frio não ocorre com frequência, mas não é nenhuma anormalidade. Em Passo Fundo não deve ter ocorrido geada, mas principalmente nos municípios em direção à Vacaria, conforme vai aumentando a altitude, deve ter ocorrido sim”, explica. Pela temperatura poderia ter ocorrido geada, mas o vento da madrugada pode ter impedido a ocorrência do fenômeno. Caso tenha ocorrido geada em alguma área mais baixa, ela deve ter sido de intensidade fraca.

Na terça (24/10), o dia fica parcialmente nublado a nublado e começa com mínima de 10ºC. A temperatura máxima pode alcançar os 25ºC. Na quarta-feira, o céu já fica nublado a encoberto, com condições para pancadas de chuva à tarde ou à noite, devido à entrada de uma área de instabilidade na região. As temperaturas oscilam entre 13ºC e 23ºC. Na quinta-feira, o dia será de tempo instável com chuva e períodos de melhoria. As temperaturas variam entre 15ºC e 25ºC. Na sexta-feira a chuva deve dar uma trégua, mas há previsão de retorno no final de semana.

Chuva

No final de semana o acumulado de chuva foi de 26mm. Somado no mês, o volume total já é de 247mm. Esse total já é 61% superior à média esperada para outubro, que é de 153mm. No ano passado, no mesmo mês, choveu 370mm. O maior índice registrado no período foi em outubro de 1997, quando choveu 550mm. “O mês de outubro é um mês de surpresa nas questões de chuva”, comenta.

Estado

Em são José dos Ausentes houve registro de temperatura negativa durante a madrugada de segunda-feira, -1,3ºC. Em Soledade, a mínima foi de 1,3ºC.

 

Gostou? Compartilhe