Ocupação de leitos de UTI na região passa de 100%

Região está em alerta desde 18 de maio

Por
· 1 min de leitura
 A taxa de leitos livres voltou a ficar negativa (Foto: Arquivo/Divulgação) A taxa de leitos livres voltou a ficar negativa (Foto: Arquivo/Divulgação)
A taxa de leitos livres voltou a ficar negativa (Foto: Arquivo/Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

A região Covid-19 de Passo Fundo vive um momento de alerta para a situação da pandemia. Todos os índices estão em crescimento, inclusive a ocupação de UTIs por casos confirmados e suspeitos de Covid-19, que aumentou 17,3% no acumulado da semana, até o domingo (23). O resultado é que a taxa de ocupação voltou a passar de 100%, com 170 leitos ocupados de um total de 166.

 Assim, a taxa de leitos livres também voltou a ficar negativa, com -4. Mais da metade dos pacientes nas UTIs da região tem confirmação ou suspeita de Covid-19.

Os dados são do último boletim regional diário, divulgado na segunda-feira (24) pelo Comitê de Dados do governo estadual, com dados até o domingo (23). A região é a terceira do estado com maior ocupação de UTIs, atrás apenas das regiões de Cachoeira do Sul e Santo Ângelo. 

Ainda assim, o aumento da ocupação é maior nos leitos clínicos, com um crescimento de 24,6% na semana. Em relação ao município, a taxa de ocupação dos leitos clínicos chegou a 104,4% no domingo e recuou para 98,5% hoje, conforme a Secretaria Estadual de Saúde.

Casos Confirmados

Os casos confirmados cresceram 47% na última semana, até o domingo (23). A incidência acumulada dos sete dias por 100 mil habitantes é superior a do estado, sendo que a da região está em 443,5 e a do estado em 262,5. A região também é a terceira com maior aumento de casos confirmados na semana, atrás de Cruz Alta e Cachoeira do Sul.

Óbitos

As mortes por Covid-19 cresceram 10,8% na região, com 41 óbitos na semana. Apenas em Passo Fundo, foram 28 registros entre 17 de maio e hoje (24).

Gostou? Compartilhe