Produtores rurais voltaram às estradas hoje (15), no município de Tio Hugo, em mais um ato promovido pelo movimento “Securitização Já”. A mobilização tem como foco chamar a atenção do governo para a situação crítica enfrentada pela produção de alimentos no estado, marcada por endividamento crescente, queda na produtividade e dificuldades no acesso ao crédito.
A manifestação reúne agricultores de diversos municípios da região norte. De acordo com a produtora rural Rosane Goedel, durante a tarde de ontem, cerca de 500 pessoas participaram do protesto, realizado em frente ao salão "Nunca Pensei". A ação incluiu a interrupção do trânsito por cinco minutos a cada meia hora, com entrega de panfletos explicando os motivos da mobilização. “A intenção é permanecer mobilizados até que a nossa pauta seja atendida. Investimos os recursos nas lavouras, queremos pagar as dívidas, mas precisamos de renegociação com prazos mais longos”, afirmou Rosane, uma das agricultoras que participam do movimento.
Mobilização em Porto Alegre
Enquanto isso, em Porto Alegre, cerca de 1.500 pessoas participaram de uma grande mobilização nesta quinta-feira (15), reunindo movimentos sociais e trabalhadores rurais. Agricultores do Norte do Estado também marcaram presença no ato, que teve como foco a defesa da agricultura familiar, moradia digna, segurança alimentar e reparações às vítimas das enchentes. O protesto contou com a participação de entidades como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a FETRAF-RS, Sutraf-AU, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A mobilização em Porto Alegre e os atos em municípios do interior do Estado evidenciam a insatisfação generalizada do campo e da cidade com a lentidão das respostas governamentais frente às dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores e populações atingidas por crises climáticas. Em paralelo, uma comitiva com representantes dos movimentos segue em Brasília para agendas com o governo federal, buscando avanços concretos nas pautas apresentadas.