Bem estar

Arquiteta fala sobre os diferentes estilos de decoração para sala de estar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Existem muitos estilos decorativos para quem deseja mudar o visual da sala de estar. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas quanto a qual estilo deve adotar e quais itens podem ser diferenciais em um projeto. Por isso, a arquiteta Leila Dionizios fala sobre decoração para sala de estar. "O estilo moderno e personalizado é um dos que está muito na moda", afirma Leila. Segundo a arquiteta, o moderno é mais minimalista, com cores neutras e móveis de linhas retas e simples. "Quem deseja ter uma decoração para sala de estar no estilo moderno deve pensar em investir em itens com acabamentos em vidro e metal e móveis marcantes, como um sofá com chaise, além de deixar as cores fortes para detalhes decorativos, como obras de arte, almofadas e luminárias", destaca.
Outra tendência forte, segundo Leila, é o estilo contemporâneo. "O contemporâneo segue tendências atuais e busca inspirações no presente. Móveis baixos e de cores neutras combinam muito bem com esse estilo", ensina. Objetos high tech também não podem faltar, pois na decoração contemporânea quanto mais atualizados forem os eletrônicos, mais eles vão combinar com os outros elementos.
Já quem gosta de uma decoração com mais detalhes pode escolher o clássico. "A decoração clássica é supertradicional, luxuosa e nunca sai de moda. Por isso, quem deseja algo atemporal pode investir no clássico", lembra a arquiteta. Peças de arte, como pinturas e esculturas, espelhos ornamentados, cortinas longas e móveis com cores naturais são algumas peças muito utilizadas em ambientes com decoração clássica.
Outro estilo muito lembrado hoje em dia é o rústico. "O estilo de decoração rústica lembra muito as casas de campo, com móveis de madeira maciça e ferro aparente. Essa decoração é bastante aconchegante e tende a nos aproximar da natureza, pois dá ênfase aos materiais naturais", explica Leila. Quem quer um ambiente com atmosfera mais tranquila pode investir em uma recoração rústica.
Ainda segundo a arquiteta, não há problema algum em misturar os estilos. "A maioria das pessoas se identifica mais com um estilo, mas a mistura deles tende a criar um ambiente mais interessante e acolhedor. Por isso, misturar alguns itens pode tornar a decoração não só mais bonita, como também personalizada, o que no final das contas é um dos principais propósitos de um projeto de arquitetura", finaliza ela.

Gostou? Compartilhe